A partir de algumas inquietações sobre a formação docente e os desafios que envolvem essa formação bem como a profissão, foi selecionado para esta investigação dados importantes que permitiram uma análise sobre a complexidade dessa temática, visando sua compreensão. Propôs-se, pois, analisar a contribuição da metodologia da problematização no curso de formação docente e quais competências são estimuladas a partir de sua internalização. Essa metodologia ao que parece vem sendo desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina – UEL, desde 1992, numa perspectiva de educação transformadora. No desenvolvimento da formação de professores ocorrida durante uma semana na cidade de Monte Alegre/RN, foram apresentadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade e alcançar os resultados o que as colocam como características materializadoras do potencial educativo. Para isso, utilizou-se, conforme aponta Gil (2008), a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória e como procedimento utilizou-se a aplicação de um questionário para abordar dos professores a sua necessidade formativa. Entretanto, a formação se deu a partir das exigências da Secretaria Municipal de Monte Alegre que determinou o que deveria ser explorado. Discutiu-se no artigo o resgate dessa teoria e a compreensão de sua aplicabilidade, o conceito de cada arco de Maguerez e por fim sua aplicabilidade de maneira prática como força motriz da mudança de práxis. E, enfim, as considerações finais expondo as conquistas e as reflexões acerca da temática aqui desenvolvida.