Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA E ENSINO: USANDO O APLICATIVO SCRIBBLENAUTS REMIX PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: APLICATIVO, SCRIBBLENAUTS REMIX, APRENDIZAGEM, ENSINO, ENSINO Pôster (PO) Ensino de línguas estrangeiras
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22286
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2909
    "inscrito_id" => 10815
    "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO: USANDO O APLICATIVO SCRIBBLENAUTS REMIX PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este trabalho tematiza a utilização de um aplicativo chamado Scribblenauts Remix, disponível para download nas plataformas iOs e Android, e o seu uso para aprendizagem de Língua Inglesa (LI). O objetivo é mostrar que o app pode ser utilizado como um recurso tecnológico capaz de proporcionar uma aprendizagem mais eficaz de LI. Utilizar o Scribblenauts, além de tudo, é uma maneira de motivar o aluno, instigando-o a aprender de maneira colaborativa o referido idioma. Diante de uma sociedade tecnológica e informatizada, provocar no aluno o interesse pela aprendizagem através de recursos contemporâneos, como aplicativos para tablets e smartphones, tem se mostrado uma eficaz metodologia. Utilizar recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, e também na formação do professor, está previsto em documentos norteadores da educação como nos PCNs e na LDB. Baseados no que afirmam estes documentos norteadores fundamentamos este trabalho, considerando também Holden (2009); Lima (2009 Org.); Ribeiro, Villela, et al (2010 Orgs.), Vasconcellos (2005). Além da pesquisa bibliográfica, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação na qual aplicamos uma oficina utilizando o aplicativo Scribblenauts Remix com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual em Pernambuco. A partir da exposição de atividades relacionadas ao aplicativo, que se trata de um game, percebemos uma maior motivação dos alunos em realiza-las, o que contribui, significativamente, para a aprendizagem de língua inglesa. Por tanto, a utilização do Scribblenauts Remix corroborou numa aprendizagem mais eficaz, e motivou os alunos durante o processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "APLICATIVO, SCRIBBLENAUTS REMIX, APRENDIZAGEM, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID10815_17082016195204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN BATISTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN BATISTA"
    "autor_email" => "allan_batista16@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22286
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2909
    "inscrito_id" => 10815
    "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO: USANDO O APLICATIVO SCRIBBLENAUTS REMIX PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este trabalho tematiza a utilização de um aplicativo chamado Scribblenauts Remix, disponível para download nas plataformas iOs e Android, e o seu uso para aprendizagem de Língua Inglesa (LI). O objetivo é mostrar que o app pode ser utilizado como um recurso tecnológico capaz de proporcionar uma aprendizagem mais eficaz de LI. Utilizar o Scribblenauts, além de tudo, é uma maneira de motivar o aluno, instigando-o a aprender de maneira colaborativa o referido idioma. Diante de uma sociedade tecnológica e informatizada, provocar no aluno o interesse pela aprendizagem através de recursos contemporâneos, como aplicativos para tablets e smartphones, tem se mostrado uma eficaz metodologia. Utilizar recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, e também na formação do professor, está previsto em documentos norteadores da educação como nos PCNs e na LDB. Baseados no que afirmam estes documentos norteadores fundamentamos este trabalho, considerando também Holden (2009); Lima (2009 Org.); Ribeiro, Villela, et al (2010 Orgs.), Vasconcellos (2005). Além da pesquisa bibliográfica, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação na qual aplicamos uma oficina utilizando o aplicativo Scribblenauts Remix com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual em Pernambuco. A partir da exposição de atividades relacionadas ao aplicativo, que se trata de um game, percebemos uma maior motivação dos alunos em realiza-las, o que contribui, significativamente, para a aprendizagem de língua inglesa. Por tanto, a utilização do Scribblenauts Remix corroborou numa aprendizagem mais eficaz, e motivou os alunos durante o processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "APLICATIVO, SCRIBBLENAUTS REMIX, APRENDIZAGEM, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID10815_17082016195204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN BATISTA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN BATISTA"
    "autor_email" => "allan_batista16@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tematiza a utilização de um aplicativo chamado Scribblenauts Remix, disponível para download nas plataformas iOs e Android, e o seu uso para aprendizagem de Língua Inglesa (LI). O objetivo é mostrar que o app pode ser utilizado como um recurso tecnológico capaz de proporcionar uma aprendizagem mais eficaz de LI. Utilizar o Scribblenauts, além de tudo, é uma maneira de motivar o aluno, instigando-o a aprender de maneira colaborativa o referido idioma. Diante de uma sociedade tecnológica e informatizada, provocar no aluno o interesse pela aprendizagem através de recursos contemporâneos, como aplicativos para tablets e smartphones, tem se mostrado uma eficaz metodologia. Utilizar recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, e também na formação do professor, está previsto em documentos norteadores da educação como nos PCNs e na LDB. Baseados no que afirmam estes documentos norteadores fundamentamos este trabalho, considerando também Holden (2009); Lima (2009 Org.); Ribeiro, Villela, et al (2010 Orgs.), Vasconcellos (2005). Além da pesquisa bibliográfica, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação na qual aplicamos uma oficina utilizando o aplicativo Scribblenauts Remix com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual em Pernambuco. A partir da exposição de atividades relacionadas ao aplicativo, que se trata de um game, percebemos uma maior motivação dos alunos em realiza-las, o que contribui, significativamente, para a aprendizagem de língua inglesa. Por tanto, a utilização do Scribblenauts Remix corroborou numa aprendizagem mais eficaz, e motivou os alunos durante o processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.