DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO COM UM ALUNO AUTISTA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20682 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3504 "inscrito_id" => 6987 "titulo" => "DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO COM UM ALUNO AUTISTA" "resumo" => "Resumo: Desde o final do século XIX, se fala sobre inclusão educacional no Brasil (MENDES, 2010). Atualmente, existem vários planos de ações do governo que apontam para a necessidade de ‘educação para todos’. Nessa perspectiva, é fundamental que haja uma prática reflexiva do professor, a fim de que a inclusão educativa ocorra, de fato, na prática. A partir da contextualização feita, o presente estudo tem os seguintes objetivos: i) Investigar as principais dificuldades de um aluno autista de uma escola regular da rede privada de ensino, situada em Campina Grande-PB; e ii) Apresentar propostas de atividades que levem em consideração a educação inclusiva para esse aluno, bem como as implicações do uso dessas atividades no contexto mencionado. Como suporte teórico, utilizamos as contribuições de Stainback e Stainback (1999), Mazzota (2005), Rodrigues e Spencer (2010), que tratam sobre a educação inclusiva. Quanto à metodologia, a presente pesquisa é de cunho qualitativo, além de ser uma pesquisa-ação, por analisar uma situação específica, de maneira elucidativa, bem como por apresentar contribuições para a realidade de ensino em foco. A partir dos resultados, é possível concluir que, embora a realidade que envolve o aluno autista seja desafiadora e complexa, é possível desenvolver atividades pedagógicas significativas, com vistas a desenvolver a autonomia dos alunos, bem como a interação social - dificuldades apresentadas pelo aluno participante da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA, AUTISMO, PROPOSTAS DE ATIVIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID6987_19082016164858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTEFÂNNIA LARYSSA LOPES DE MATOS" "autor_nome_curto" => "ESTEFÂNNIA" "autor_email" => "estefannialopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20682 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3504 "inscrito_id" => 6987 "titulo" => "DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO COM UM ALUNO AUTISTA" "resumo" => "Resumo: Desde o final do século XIX, se fala sobre inclusão educacional no Brasil (MENDES, 2010). Atualmente, existem vários planos de ações do governo que apontam para a necessidade de ‘educação para todos’. Nessa perspectiva, é fundamental que haja uma prática reflexiva do professor, a fim de que a inclusão educativa ocorra, de fato, na prática. A partir da contextualização feita, o presente estudo tem os seguintes objetivos: i) Investigar as principais dificuldades de um aluno autista de uma escola regular da rede privada de ensino, situada em Campina Grande-PB; e ii) Apresentar propostas de atividades que levem em consideração a educação inclusiva para esse aluno, bem como as implicações do uso dessas atividades no contexto mencionado. Como suporte teórico, utilizamos as contribuições de Stainback e Stainback (1999), Mazzota (2005), Rodrigues e Spencer (2010), que tratam sobre a educação inclusiva. Quanto à metodologia, a presente pesquisa é de cunho qualitativo, além de ser uma pesquisa-ação, por analisar uma situação específica, de maneira elucidativa, bem como por apresentar contribuições para a realidade de ensino em foco. A partir dos resultados, é possível concluir que, embora a realidade que envolve o aluno autista seja desafiadora e complexa, é possível desenvolver atividades pedagógicas significativas, com vistas a desenvolver a autonomia dos alunos, bem como a interação social - dificuldades apresentadas pelo aluno participante da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA, AUTISMO, PROPOSTAS DE ATIVIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID6987_19082016164858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTEFÂNNIA LARYSSA LOPES DE MATOS" "autor_nome_curto" => "ESTEFÂNNIA" "autor_email" => "estefannialopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }