Pautados por indagações e estudos que defendem a família como peça fundamental na formação da personalidade da criança, e, a escola como propiciadora dessa formação no seu contexto social, nos colocamos diante da necessidade de compreendermos esses dois âmbitos como constituintes do desenvolvimento humano. Para tanto, trabalhamos com a seguinte problemática: Como a família e a escola podem contribuir na formação integral da criança? Optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, pela mesma permitir descrever a situação que se encontra a problemática de forma a analisar as causas ou consequências de um fenômeno. Para tanto, traçamos o seguinte objetivo geral, analisar a participação da família e da escola na formação integral da criança. Nos resultados da pesquisa, apontamos a necessidade da família está mais próxima e ativa do desenvolvimento social dos filhos, destacamos também a importância das creches e pré-escolas refletirem sobre o seu processo educativo, visando à aproximação entre escola e família, compreendendo que para garantir resultados satisfatórios e permitir o desenvolvimento e a formação integral da criança é necessária a interação entre ambos. Contudo, ressaltamos que é necessário que escola e a família estejam ligadas ao mesmo objetivo educativo na Educação infantil nas creches e pré-escolas, possibilitando assim, o desenvolvimento da criança em seu contexto social; como também, é preciso que os professores assumam o seu papel de mediador e construtor do conhecimento de forma mais participativa.
.