Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERNET NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, RUPTURAS E PERMANÊNCIAS: CONCEPÇÕES SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DOCENTES

Palavra-chaves: INTERNET NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
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Baseou-se nos dados obtidos em duas investigações realizadas com professores de escolas das redes pública municipal e estadual que atuavam na cidade de Campo Grande-MS, nos anos de 2010 e 2015. Foram estudadas as concepções de professores coletadas por intermédio de dois instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturadas e uma atividade realizada em uma oficina. As discussões e análises foram realizadas sob os postulados da Teoria Histórico-cultural da Psicologia e da contribuição de estudiosos das tecnologias na educação. Destaca-se como resultado que, após o intervalo de cinco anos, permaneceram as questões em relação a inadequação da formação docente, número insuficiente de computadores nas escolas, e a consideração de que a internet dinamiza as aulas. Como rupturas foram apontadas a questão dos horários de utilização das salas de tecnologia e o medo no uso da internet em atividades docentes. 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As questões inerentes ao tema tecnologias na educação suscitaram inquietações que conduziram a confecção deste trabalho. Seus principais objetivos foram refletir e discutir as rupturas e permanências acerca do uso da internet na educação escolar. Baseou-se nos dados obtidos em duas investigações realizadas com professores de escolas das redes pública municipal e estadual que atuavam na cidade de Campo Grande-MS, nos anos de 2010 e 2015. Foram estudadas as concepções de professores coletadas por intermédio de dois instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturadas e uma atividade realizada em uma oficina. As discussões e análises foram realizadas sob os postulados da Teoria Histórico-cultural da Psicologia e da contribuição de estudiosos das tecnologias na educação. Destaca-se como resultado que, após o intervalo de cinco anos, permaneceram as questões em relação a inadequação da formação docente, número insuficiente de computadores nas escolas, e a consideração de que a internet dinamiza as aulas. Como rupturas foram apontadas a questão dos horários de utilização das salas de tecnologia e o medo no uso da internet em atividades docentes. Conclui-se que há a necessidade de reiterar o mérito de constantes reavaliações de todas as variantes que podem fadar os esforços da plena inserção da internet nos processos educativos.

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