Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO DE HISTÓRIA, PROFESSOR MEDIADOR Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22116
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2779
    "inscrito_id" => 12567
    "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O presente trabalho está inserido entre as pesquisas que discutem sobre uso de recursos tecnológicos na Educação Básica, com o objetivo de verificar as contribuições dos recursos tecnológicos nas aulas de História e constatar como eles estão sendo utilizados por professores, buscando entender se a utilização dos recursos interfere no processo de compreensão dos fatos históricos pelos alunos. A metodologia foi baseada na perspectiva qualitativa, e para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevista com os alunos e dois professores de História que lecionam no Ensino Fundamental, de escolas com realidades diferentes, sendo uma escola da rede privada de ensino e a outra escola da rede pública municipal. A partir da análise dos dados, pode-se perceber a contribuição dos recursos tecnológicos para o ensino de História, os professores destacaram que a utilização de tecnologias aumenta a comunicação entre estudantes e professores, tornando a aula interativa, o que proporciona maior participação dos alunos nas atividades escolares e propiciam benefícios na aprendizagem, favorecendo a percepção do conteúdo e a aprendizagem. Na visão dos alunos, a utilização dos recursos tecnológicos facilita a aprendizagem dos fatos históricos, além de tornar as aulas mais interessantes. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização de recursos tecnológicos contribui de forma significativa para o ensino de História, e, portanto, deve ser incentivada e praticada por mais profissionais da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO DE HISTÓRIA, PROFESSOR MEDIADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID12567_17082016174320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA PAULA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CLARA LIMA"
    "autor_email" => "clara.lima@ifro.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22116
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2779
    "inscrito_id" => 12567
    "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O presente trabalho está inserido entre as pesquisas que discutem sobre uso de recursos tecnológicos na Educação Básica, com o objetivo de verificar as contribuições dos recursos tecnológicos nas aulas de História e constatar como eles estão sendo utilizados por professores, buscando entender se a utilização dos recursos interfere no processo de compreensão dos fatos históricos pelos alunos. A metodologia foi baseada na perspectiva qualitativa, e para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevista com os alunos e dois professores de História que lecionam no Ensino Fundamental, de escolas com realidades diferentes, sendo uma escola da rede privada de ensino e a outra escola da rede pública municipal. A partir da análise dos dados, pode-se perceber a contribuição dos recursos tecnológicos para o ensino de História, os professores destacaram que a utilização de tecnologias aumenta a comunicação entre estudantes e professores, tornando a aula interativa, o que proporciona maior participação dos alunos nas atividades escolares e propiciam benefícios na aprendizagem, favorecendo a percepção do conteúdo e a aprendizagem. Na visão dos alunos, a utilização dos recursos tecnológicos facilita a aprendizagem dos fatos históricos, além de tornar as aulas mais interessantes. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização de recursos tecnológicos contribui de forma significativa para o ensino de História, e, portanto, deve ser incentivada e praticada por mais profissionais da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO DE HISTÓRIA, PROFESSOR MEDIADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID12567_17082016174320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA PAULA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CLARA LIMA"
    "autor_email" => "clara.lima@ifro.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho está inserido entre as pesquisas que discutem sobre uso de recursos tecnológicos na Educação Básica, com o objetivo de verificar as contribuições dos recursos tecnológicos nas aulas de História e constatar como eles estão sendo utilizados por professores, buscando entender se a utilização dos recursos interfere no processo de compreensão dos fatos históricos pelos alunos. A metodologia foi baseada na perspectiva qualitativa, e para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevista com os alunos e dois professores de História que lecionam no Ensino Fundamental, de escolas com realidades diferentes, sendo uma escola da rede privada de ensino e a outra escola da rede pública municipal. A partir da análise dos dados, pode-se perceber a contribuição dos recursos tecnológicos para o ensino de História, os professores destacaram que a utilização de tecnologias aumenta a comunicação entre estudantes e professores, tornando a aula interativa, o que proporciona maior participação dos alunos nas atividades escolares e propiciam benefícios na aprendizagem, favorecendo a percepção do conteúdo e a aprendizagem. Na visão dos alunos, a utilização dos recursos tecnológicos facilita a aprendizagem dos fatos históricos, além de tornar as aulas mais interessantes. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização de recursos tecnológicos contribui de forma significativa para o ensino de História, e, portanto, deve ser incentivada e praticada por mais profissionais da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.