RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22116 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2779 "inscrito_id" => 12567 "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho está inserido entre as pesquisas que discutem sobre uso de recursos tecnológicos na Educação Básica, com o objetivo de verificar as contribuições dos recursos tecnológicos nas aulas de História e constatar como eles estão sendo utilizados por professores, buscando entender se a utilização dos recursos interfere no processo de compreensão dos fatos históricos pelos alunos. A metodologia foi baseada na perspectiva qualitativa, e para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevista com os alunos e dois professores de História que lecionam no Ensino Fundamental, de escolas com realidades diferentes, sendo uma escola da rede privada de ensino e a outra escola da rede pública municipal. A partir da análise dos dados, pode-se perceber a contribuição dos recursos tecnológicos para o ensino de História, os professores destacaram que a utilização de tecnologias aumenta a comunicação entre estudantes e professores, tornando a aula interativa, o que proporciona maior participação dos alunos nas atividades escolares e propiciam benefícios na aprendizagem, favorecendo a percepção do conteúdo e a aprendizagem. Na visão dos alunos, a utilização dos recursos tecnológicos facilita a aprendizagem dos fatos históricos, além de tornar as aulas mais interessantes. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização de recursos tecnológicos contribui de forma significativa para o ensino de História, e, portanto, deve ser incentivada e praticada por mais profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO DE HISTÓRIA, PROFESSOR MEDIADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID12567_17082016174320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA PAULA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CLARA LIMA" "autor_email" => "clara.lima@ifro.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22116 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2779 "inscrito_id" => 12567 "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho está inserido entre as pesquisas que discutem sobre uso de recursos tecnológicos na Educação Básica, com o objetivo de verificar as contribuições dos recursos tecnológicos nas aulas de História e constatar como eles estão sendo utilizados por professores, buscando entender se a utilização dos recursos interfere no processo de compreensão dos fatos históricos pelos alunos. A metodologia foi baseada na perspectiva qualitativa, e para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevista com os alunos e dois professores de História que lecionam no Ensino Fundamental, de escolas com realidades diferentes, sendo uma escola da rede privada de ensino e a outra escola da rede pública municipal. A partir da análise dos dados, pode-se perceber a contribuição dos recursos tecnológicos para o ensino de História, os professores destacaram que a utilização de tecnologias aumenta a comunicação entre estudantes e professores, tornando a aula interativa, o que proporciona maior participação dos alunos nas atividades escolares e propiciam benefícios na aprendizagem, favorecendo a percepção do conteúdo e a aprendizagem. Na visão dos alunos, a utilização dos recursos tecnológicos facilita a aprendizagem dos fatos históricos, além de tornar as aulas mais interessantes. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização de recursos tecnológicos contribui de forma significativa para o ensino de História, e, portanto, deve ser incentivada e praticada por mais profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO DE HISTÓRIA, PROFESSOR MEDIADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID12567_17082016174320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA PAULA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CLARA LIMA" "autor_email" => "clara.lima@ifro.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }