As Olimpíadas Científicas têm sido praticadas por vários países. No Brasil, desde 2006, o Governo Federal vem patrocinando a realização das olimpíadas de Matemática e Língua portuguesa, para as escolas públicas. Também, universidades e sociedades científicas têm organizado e financiado algumas olimpíadas, a exemplo da Olimpíada Brasileira de Física e Olimpíada Brasileira de Biologia. Através de pesquisas e da análise de dados, este artigo tem a finalidade de apresentar a importância das Olimpíadas Cientificas no desenvolvimento da educação brasileira, bem como retratar as qualidades que são aperfeiçoadas na realização e a consequente participação dos alunos nesses eventos, como a criatividade, o trabalho em equipe e a expansão do conhecimento, por meio de provas e trabalhos que promovem a aplicação dessas características. A implantação dessa atividade extracurricular é fundamental para colocar em treinamento as potencialidades dos estudantes de nosso país, à medida que não utilizamos constantemente nossos atributos. Para a confirmação das informações, realizou-se um questionário com alunos participantes e não participantes das Olimpíadas Científicas, onde foi considerado o quanto que as pessoas conhecem acerca desse tipo de atividade, a qualidade da infraestrutura brasileira e o avanço das características apresentadas, com o intuito de mostrar o cenário brasileiro atual, dotado do pouco exercício e da baixa experiência nesse ramo. Desse modo, percebeu-se que há a necessidade de incentivar essas práticas, vistas como um método inovador, com o objetivo de evidenciá-las como forma de auxílio na estruturação, organização e evolução do sistema educacional do Brasil.