Atualmente, o uso da internet e das mídias sociais está cada vez mais presente na vida do ser humano, influenciando, significativamente, a relação interpessoal, intensificando-a, virtualmente, favorecendo a troca de conhecimentos.
O artigo tem como objeto de estudo a mídia social e o processo de ensino e aprendizagem. Define-se como seus objetivos refletir sobre a compreensão de professores e estudantes de uma classe de 7º ano sobre a contribuição das mídias sociais para o processo de ensino dos docentes e de aprendizagem dos discentes. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e a pesquisa exploratória, com a aplicação de dois tipos de questionários: um para 8 docentes do Ensino Fundamental II, com idades entre 28 e 47 anos, e um outro para 05 discentes desta etapa de formação, com faixa etária de 11 a 13 anos. Os resultados apontaram que tanto os alunos como os professores fazem uso da mídia como recurso de aprendizagem, entretenimento, comércio, posicionamento pessoal e estudo acadêmico, tendo como as mídias mais utilizadas, o Facebook e o WhatsApp.
Portanto, os docentes estão caminhando na direção adequada ao adequarem-se às novas tecnologias. É necessário que planejem o uso dos meios digitais para que haja uma eficiente troca de conhecimento, e não os usar só como simples apresentadores de conteúdo, atraindo assim, o interesse dos discentes. Nesse contexto, é fundamental que a instituição de ensino, seja por bens próprios ou por políticas públicas, garanta a formação dos professores para o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, bem como no investimento da infraestrutura escolar para atender as demandas da contemporaneidade.