O presente artigo buscou discutir o processo de formação do professor para inclusão de crianças com dislexia. A dislexia é caracterizada como uma dificuldade de aprendizagem, que é evidenciada nos primeiros anos de vida escolar do aluno. Por esta razão, há uma necessidade que os professores estejam preparados para promover a aprendizagem de todos os discentes, buscando incluí-los no contexto educacional. Com base nessa premissa, objetiva-se explorar, por meio de questionários, as concepções dos professores sobre a dislexia, sua prática pedagógica para efetivação da inclusão escolar. Para tanto, utilizamos a metodologia qualitativa, visando encontrar resposta para o nosso problema de pesquisa. Onde tivemos como campo de pesquisa, uma escola da rede estadual de ensino de Pernambuco, onde foram aplicados questionários investigativos com cinco professores, que tinha em seu corpo discente aluno com dislexia. Os dados foram analisados, seguindo a linha de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram que há falta de conhecimento dos educadores sobre a dislexia, dificuldades na identificação dos discentes disléxicos, falta de diagnóstico preciso dos alunos com dificuldades de aprendizagem e despreparo da escola para atender as necessidades dos alunos disléxicos. A pesquisa também demonstra que a dislexia causa dificuldade pedagógica, insegurança e interfere na auto-imagem do disléxico. Dessa forma, concluímos que a perspectiva de inclusão dos disléxicos em escolas regulares é um direito de cidadão, já que elas existem com a função de, promover uma educação para todos, indiscriminadamente, também há necessidade de mudança de paradigmas para que a inclusão escolar seja efetivada.