O artigo é parte de uma dissertação de mestrado intitulada “O planejamento da prática pedagógica do professor alfabetizador: marcas da formação continuada (PNAIC)” e tem como objetivo analisar desdobramentos da formação continuada desenvolvida no âmbito do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nas práticas de planejamento das Professoras Alfabetizadores que participaram, como cursistas, do referido programa. O percurso metodológico pautou-se nos princípios do Paradigma Qualitativo de Pesquisa, articulados às proposições da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky para a investigação dos processos humanos, e do dialogismo de M. Bakhtin, pertinente à pesquisa em Ciências Humanas. Tendo como lócus uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Norte e como sujeitos, duas Professoras que participaram da formação do PNAIC. Os dados empíricos foram construídos mediante a realização de observações; aplicação de questionários; entrevistas; análise dos registros do planejamento das professoras e documentos do PNAIC. O percurso investigativo envolveu como eixos de discussão a formação docente, em especial a formação continuada e o planejamento como parte da prática pedagógica e objeto de conhecimento no programa de formação. As análises dos dados construídos nos apontaram que a formação continuada precisa se tornar permanente e articulada à prática. Para isso, os programas e processos formativos precisam se articular e se comprometer com a escola e com o trabalho dos professores, e a escola e os professores precisa comprometer-se e articular-se com a formação.