O objetivo deste trabalho é debater questões relacionadas à leitura de texto literário no âmbito escolar. Ao discutir-se o ensino de literatura, não se pode esquecer que um dos questionamentos que se deve fazer ao se trabalhar o texto literário em sala de aula é buscar as razões de ser do próprio texto literário. Nesse sentido, algumas questões podem ser abordadas quanto à importância do trabalhar-se com leitura literária: quais as implicações desse tipo de texto que o fazem especial, ou mais adequado, para desenvolver o hábito da leitura nos alunos? O que envolve o trabalho com o texto e a leitura literários? Qual a importância da leitura literária? Este debate justifica-se por diversos fatores, dentre eles, a problemática do lugar da literatura na escola na atualidade, o processo de escolarização da literatura e o que tem resultado disso, as implicações do lidar com o texto literário, tanto na perspectiva do professor quanto do aluno, visando à promoção do letramento literário. Para melhor fundamentar as discussões, ter-se-á como aporte teórico os estudos de Machado (2002), Frantz (2011), Jouve (2012), Cosson (2012), Rezende (2013), dentre outros. Esses autores enriquecem as discussões arroladas sobre os aspectos sócio-cognitivos da leitura literária: a linguagem literária, a relevância da literatura infantil para o desenvolvimento e a formação de um leitor proficiente, a questão texto-leitor, dentre outros. Verifica-se que a realidade nas escolas brasileiras urge de crescente mudança nos paradigmas de compreensão acerca do lidar com literatura na escola.