O presente trabalho é uma análise sobre a Educação de Jovens de Adultos- EJA, enquanto modalidade de educação básica. O mesmo tem como objetivo maior mostrar o perfil dessa modalidade na atualidade a qual hora vivenciamos. Compreendemos que a EJA faz parte da etapa da educação básica no qual os jovens e aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de ingressar na idade certa no ensino tem esse direito garantido por lei no qual os estados e municípios tem a obrigatoriedade de ofertar essa modalidade de ensino. De acordo com LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação) as políticas voltadas para a EJA vêm crescendo a cada ano, uma vez que, não se pode mais inferir essa modalidade como um programa descentralizado do ensino regular, o que precisa de verdade é buscar investir cada vez mais com qualidade e objetividade para que assim se possa ter uma educação de boa qualidade e de êxito. Este estudo ocorreu a partir de uma revisão bibliográfica na qual encontramos nos autores estudados que a alfabetização de Jovens e Adultos-EJA deve acontecer através de um método (Freiriano) coerente, com posicionamento teórico filosófico e que possa privilegiar a ação e o diálogo dos discentes e docentes, instigando constantemente a curiosidade do educando, outrossim os resultados de uma boa prática se configura no educador que deve ser estimulado a refletir sobre sua prática, a organizar suas próprias teorias, a tomar para si conhecimentos elaborados e que seja capaz de ressignificá-los em sua prática pedagógica cotidiana.