ENSINO DE GEOGRAFIA E ESPAÇO URBANO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20916 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2427 "inscrito_id" => 7766 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA E ESPAÇO URBANO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB" "resumo" => "A compreensão da cidade contemporânea e de seu processo de urbanização depende de conceitos como globalização, desenvolvimento tecnológico, entre outros, o que reafirma a importância da Geografia enquanto ciência que se preocupa em analisar o espaço geográfico, produto da relação entre sociedade e natureza, nas suas mais variadas perspectivas. Apesar da dimensão desses significados, o ensino de Geografia no Brasil ainda encontra-se, na maioria dos casos, preso ao método tradicionalista, de cunho mnemônico e com pouca ou nenhuma reflexão sobre o espaço geográfico, raro algumas exceções. Desta forma, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar a percepção dos alunos referente aos problemas socioambientais identificado no espaço urbano da cidade de Campina Grande – PB, a partir das categorias lugar e paisagem. A metodologia desenvolveu-se a partir de cinco etapas principais, que partiram de aulas expositivas e argumentativas sobre o processo de urbanização em variadas escalas até a culminância em que os alunos apresentaram seminários sobre os problemas socioambientais identificados no perímetro urbano de Campina Grande – PB, utilizando como recursos didáticos as maquetes por eles mesmos construídas. O método caracteriza-se como fenomenológico. A pesquisa foi aplicada em uma turma de 25 alunos, do 2º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Severino Cabral. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, dado que os objetivos foram atingidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS, PAISAGEM E LUGAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7766_16082016222828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO FLORENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "nandobq66@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20916 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2427 "inscrito_id" => 7766 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA E ESPAÇO URBANO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB" "resumo" => "A compreensão da cidade contemporânea e de seu processo de urbanização depende de conceitos como globalização, desenvolvimento tecnológico, entre outros, o que reafirma a importância da Geografia enquanto ciência que se preocupa em analisar o espaço geográfico, produto da relação entre sociedade e natureza, nas suas mais variadas perspectivas. Apesar da dimensão desses significados, o ensino de Geografia no Brasil ainda encontra-se, na maioria dos casos, preso ao método tradicionalista, de cunho mnemônico e com pouca ou nenhuma reflexão sobre o espaço geográfico, raro algumas exceções. Desta forma, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar a percepção dos alunos referente aos problemas socioambientais identificado no espaço urbano da cidade de Campina Grande – PB, a partir das categorias lugar e paisagem. A metodologia desenvolveu-se a partir de cinco etapas principais, que partiram de aulas expositivas e argumentativas sobre o processo de urbanização em variadas escalas até a culminância em que os alunos apresentaram seminários sobre os problemas socioambientais identificados no perímetro urbano de Campina Grande – PB, utilizando como recursos didáticos as maquetes por eles mesmos construídas. O método caracteriza-se como fenomenológico. A pesquisa foi aplicada em uma turma de 25 alunos, do 2º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Severino Cabral. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, dado que os objetivos foram atingidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS, PAISAGEM E LUGAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7766_16082016222828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO FLORENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "nandobq66@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }