A falta de laboratórios para a realização das aulas práticas na disciplina de Biologia é um dos principais problemas enfrentados pelas escolas públicas. Tendo como base este contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da aula prática laboratorial para a formação de alunos do curso técnico em análises clínicas de uma escola pública de Floriano/PI, ressaltando a importância de tal atividade no processo de ensino-aprendizagem. O percurso metodológico foi concebido mediante a utilização das pesquisas de caráter qualitativa e quantitativa. Além disso, utilizou-se uma pesquisa de campo e observações in loco. Foi realizada uma intervenção como instrumento de coleta de dados, foram utilizados 02 (dois) questionários semiestruturados aplicados em dois momentos distintos com 14 (quatorze) alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública em Floriano/PI. Tendo como base os dados descritos no questionário, houve uma intervenção em sala de aula, por meio da explanação do conteúdo: estrutura e funcionamento do Ácido Desoxirribonucleico (DNA) e logo em seguida foi executada uma prática laboratorial sobre este conteúdo no Laboratório de Microscopia do Instituto Federal do Piauí – IFPI/ Campus Floriano, objetivando extrair o material genético da banana. Para a execução dessa aula, os alunos foram divididos em dois grupos seguindo o protocolo da prática. Logo após a realização da atividade, 72% dos entrevistados relataram que compreenderam os conteúdos trabalhados com o auxílio da prática laboratorial, 21% afirmaram que é um conceito trabalhado na escola e deve ser trabalhada restritamente em sala de aula e 7% afirmam que não surtiu efeito. Portanto, observou-se que é de extrema relevância trabalhar com práticas no ensino de Biologia. Além disso, o professor deve buscar as melhores metodologias para proporcionar aos seus alunos um ambiente descontraído de aprendizagem, sempre ligando a teoria e a prática como mecanismo de construção do conhecimento.