Este artigo pretende analisar a formação inicial do pedagogo a partir da Educação para as Relações Étnico-raciais. O objetivo do trabalho é identificar o nível de conhecimento dos graduandos do Curso de Pedagogia da UERN sobre a Lei 10.639/03, que altera a Lei 9.394/96, e torna obrigatório o Ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira em toda a rede básica de ensino. Para alcançarmos tais objetivos, realizaremos uma pesquisa de campo com graduandos do 7º e 8º períodos e com os professores das disciplinas de Currículo, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica e Ensino de História, componentes curriculares do curso de licenciatura em Pedagogia da UERN. Cremos que tais sujeitos podem contribuir para percebermos mais significativamente a formação inicial do pedagogo na perspectiva das Relações Étnico-raciais. A pesquisa, mesmo em andamento, aponta que ainda é incipiente a formação para tratar das Relações Étnico-raciais e para a necessidade formativa do pedagogo na perspectiva da Lei 10.639/03. Considerando que o pedagogo constitui-se em um profissional habilitado em atuar em todo o processo educativo, compreendemos que o mesmo pode contribuir de maneira grandiosa na promoção de práticas educativas que colaborem para a valorização dos grupos sociais que tanto contribuíram para a formação da sociedade brasileira. Esperamos, com essa pesquisa, contribuir para as discussões no curso de Pedagogia da UERN, com vistas à formação inicial dos futuros pedagogos (as), na perspectiva da Educação para as Relações Étnico-raciais e para o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira.