O Livro Didático é uma ferramenta significativa no processo de ensino, por isso, deve ser analisado a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, esse estudo foi desenvolvido com o objetivo de entender como os conteúdos de Bioquímica são retratados nos livros didáticos do primeiro ano do Ensino Médio utilizados na Educação Básica. Esse estudo foi elaborado como uma atividade desenvolvida dentro da monitoria em Bioquímica do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu-FECLI. Para tanto, foram utilizados dois livros de Biologia do primeiro ano do Ensino Médio. Da análise, percebeu-se que o livro A dispõe de um texto completo, é bem contextualizado, apresentando numeração e legenda nas imagens, no mesmo não foi encontrado incoerência de informações e apresenta ainda boa impressão, imagens nítidas e de tamanhos coerentes. Contudo, no livro B o conteúdo se dispõe de forma bastante resumida e pouco contextualizada, a impressão é boa e as imagens são nítidas, porém de difícil compreensão, além de dispor de imagens muito ampliadas. Não apresenta numeração nas imagens, e há ainda confusão de informações quanto a um aspecto do metabolismo energético. Tanto o livro A quanto o livro B trazem textos complementares e apresentam práticas laboratoriais e experimentações simples, contudo, livro B apresenta mais experimentos. Enfim, a partir da análise pode-se concluir que o conteúdo de metabolismo é bem representado no livro A, mas o livro B é delicado em alguns aspectos.