O propósito deste trabalho é apresentar a importância de termos formação continuada para as docentes-pedagogas das séries inicias no âmbito da disciplina de ciências, bem como buscar um novo olhar para se trabalhar com o tema transversal orientação sexual numa perspectiva diferente da biológica. O lócus escolar é repleto de situações que sempre tem representados grandes desafios para nós educadores em geral, que possui um extenso conteúdo, e ainda precisamos abarcar a maioria dos temas transversais nesse mesmo currículo. Por entender a escola como um espaço sócio-histórico-cultural em que as diferentes identidades se encontram e se modelam, caracterizando-se, portanto, como um dos lugares mais propícios e privilegiados para se educar como respeitar-se à diferença. Pretendemos também analisar a formação de professores da disciplina Ciências no Ensino Fundamental I, com o entendimento de que o tema gênero, identidade de gênero e orientação sexual devem ser considerados nas formações e práticas metodológicas escolares, como uma questão de cidadania e respeito ao currículo diversificado. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e paralelamente a pesquisa-ação. O principal resultado, a principio, foram a resistência em mudar o foco das aulas de orientação sexual na disciplina de ciências do biológico para o foco voltado para as questões da sexualidade e de gênero na perspectiva dos Estudos Culturais. Vale ressaltar que nossa pesquisa encontra-se em andamento.
Palavras-chave: Ciências, Orientação Sexual, Gênero, Ensino Fundamental I