PRÁTICA EDUCATIVA: O PIBID TEATRO COMO REFLEXÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21993 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1800 "inscrito_id" => 11132 "titulo" => "PRÁTICA EDUCATIVA: O PIBID TEATRO COMO REFLEXÃO" "resumo" => "O artigo objetiva mostrar a importância da prática docente no contexto escolar tendo como foco a docência de teatro e fazer um excurso sobre minha vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID. O estudo é um relato de experiência do trabalho desenvolvido na EEFM Maria Amélia Bezerra, situada em Juazeiro do Norte-Ce. No artigo são descritas as oficinas realizadas, os jogos teatrais utilizados, a reação dos integrantes do grupo, suas emoções, etc. O PIBID é um programa muito jovem nas universidades e que aos poucos vem ganhando seu verdadeiro sentido, cada curso percebe sua importância na formação dos graduandos e na propagação de conhecimentos, no compartilhamento de ideias, que envolvem e concerne a cada curso. Trabalha-se com jogos para que educandos tenham contato com elementos do teatro de uma maneira lúdica e interativa, despertando a coletividade, criatividade, e o cuidado de se trabalhar com o outro. Cada jogo exige espontaneidade, raciocínio, concentração, foco, e aos poucos revelam suas vivências a partir do que falam, símbolos que trazem na memória, cores, maneiras de se comportar. A participação nos jogos tornam as aulas mais produtivas, mais questionadoras. Percebendo o quanto o ser humano precisa um do outro, necessita interagir e compartilhar experiências, o teatro é importante na formação crítica, política, social, e principalmente humana. Além de instigar a criar, participar, observar, criticar, solucionar, problematizar, atuar, ele contribui na evolução do ser humano. O teatro na educação não é ferramenta pedagógica, é a prática pensada, estudada, pesquisada, é trabalho docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, TEATRO, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID11132_15082016150111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO ALAN PEREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "ALAN ALVES" "autor_email" => "hallan_unico@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21993 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1800 "inscrito_id" => 11132 "titulo" => "PRÁTICA EDUCATIVA: O PIBID TEATRO COMO REFLEXÃO" "resumo" => "O artigo objetiva mostrar a importância da prática docente no contexto escolar tendo como foco a docência de teatro e fazer um excurso sobre minha vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID. O estudo é um relato de experiência do trabalho desenvolvido na EEFM Maria Amélia Bezerra, situada em Juazeiro do Norte-Ce. No artigo são descritas as oficinas realizadas, os jogos teatrais utilizados, a reação dos integrantes do grupo, suas emoções, etc. O PIBID é um programa muito jovem nas universidades e que aos poucos vem ganhando seu verdadeiro sentido, cada curso percebe sua importância na formação dos graduandos e na propagação de conhecimentos, no compartilhamento de ideias, que envolvem e concerne a cada curso. Trabalha-se com jogos para que educandos tenham contato com elementos do teatro de uma maneira lúdica e interativa, despertando a coletividade, criatividade, e o cuidado de se trabalhar com o outro. Cada jogo exige espontaneidade, raciocínio, concentração, foco, e aos poucos revelam suas vivências a partir do que falam, símbolos que trazem na memória, cores, maneiras de se comportar. A participação nos jogos tornam as aulas mais produtivas, mais questionadoras. Percebendo o quanto o ser humano precisa um do outro, necessita interagir e compartilhar experiências, o teatro é importante na formação crítica, política, social, e principalmente humana. Além de instigar a criar, participar, observar, criticar, solucionar, problematizar, atuar, ele contribui na evolução do ser humano. O teatro na educação não é ferramenta pedagógica, é a prática pensada, estudada, pesquisada, é trabalho docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, TEATRO, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID11132_15082016150111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO ALAN PEREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "ALAN ALVES" "autor_email" => "hallan_unico@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }