ALVES, Cícero Alan Pereira. Prática educativa: o pibid teatro como reflexão. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21993>. Acesso em: 22/11/2024 05:53
O artigo objetiva mostrar a importância da prática docente no contexto escolar tendo como foco a docência de teatro e fazer um excurso sobre minha vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID. O estudo é um relato de experiência do trabalho desenvolvido na EEFM Maria Amélia Bezerra, situada em Juazeiro do Norte-Ce. No artigo são descritas as oficinas realizadas, os jogos teatrais utilizados, a reação dos integrantes do grupo, suas emoções, etc. O PIBID é um programa muito jovem nas universidades e que aos poucos vem ganhando seu verdadeiro sentido, cada curso percebe sua importância na formação dos graduandos e na propagação de conhecimentos, no compartilhamento de ideias, que envolvem e concerne a cada curso. Trabalha-se com jogos para que educandos tenham contato com elementos do teatro de uma maneira lúdica e interativa, despertando a coletividade, criatividade, e o cuidado de se trabalhar com o outro. Cada jogo exige espontaneidade, raciocínio, concentração, foco, e aos poucos revelam suas vivências a partir do que falam, símbolos que trazem na memória, cores, maneiras de se comportar. A participação nos jogos tornam as aulas mais produtivas, mais questionadoras. Percebendo o quanto o ser humano precisa um do outro, necessita interagir e compartilhar experiências, o teatro é importante na formação crítica, política, social, e principalmente humana. Além de instigar a criar, participar, observar, criticar, solucionar, problematizar, atuar, ele contribui na evolução do ser humano. O teatro na educação não é ferramenta pedagógica, é a prática pensada, estudada, pesquisada, é trabalho docente.