Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS DO SPAECE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE.

Palavra-chaves: APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS, GESTÃO ESCOLAR, SPAECE Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19655 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 974 "inscrito_id" => 2637 "titulo" => "A APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS DO SPAECE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir a situação do desempenho em Matemática, dos alunos do ensino médio em uma escola de ensino médio, pertencente à rede de ensino do Estado do Ceará, evidenciada nos resultados do SPAECE nos anos 2012 a 2014. Tal pesquisa justifica-se pela busca de compreender e dialogar sobre a temática das avaliações externas, além de pesquisar sobre a possibilidade de apropriação e a utilização dos resultados das avaliações externas como um meio pedagógico. Os objetivos definidos para este estudo foram investigar as ações de apropriação de resultados pelos gestores da Escola e propor sugestões de ações para a situação analisada.Tal estudo apresentou como questão de pesquisa: quais as ações de apropriação a gestão da escola tem mobilizado ante os resultados do SPAECE? As discussões desenvolvidas dialogaram com os seguintes autores: Lück (2000, 2009), Sousa e Oliveira (2010), Machado, Miranda e Dusi (2014), Freitas (2014), que abordam questões como apropriação de resultados, autonomia escolar e responsabilização. Por meio de uma pesquisa qualitativa, como estudo de caso, verificou as conexões entre os aspectos do desempenho escolar, da gestão e dos aspectos da apropriação dos resultados na disciplina Matemática. Em razão dos resultados do estudo, concluiu-se que os coordenadores escolares e o gestor da escola são conscientes da importância da avaliação externa, porém necessitam ampliar o conhecimento sobre os diversos mecanismos de apropriação dos resultados nas avaliações externas.O presente trabalho tem como objetivo discutir a situação do desempenho em Matemática, dos alunos do ensino médio em uma escola de ensino médio, pertencente à r" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS, GESTÃO ESCOLAR, SPAECE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID2637_12082016161228.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JUCIVÂNIO FÉLIX DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JUCIVÂNIO FÉLIX" "autor_email" => "juc.fe@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA-UFJF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19655 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 974 "inscrito_id" => 2637 "titulo" => "A APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS DO SPAECE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir a situação do desempenho em Matemática, dos alunos do ensino médio em uma escola de ensino médio, pertencente à rede de ensino do Estado do Ceará, evidenciada nos resultados do SPAECE nos anos 2012 a 2014. Tal pesquisa justifica-se pela busca de compreender e dialogar sobre a temática das avaliações externas, além de pesquisar sobre a possibilidade de apropriação e a utilização dos resultados das avaliações externas como um meio pedagógico. Os objetivos definidos para este estudo foram investigar as ações de apropriação de resultados pelos gestores da Escola e propor sugestões de ações para a situação analisada.Tal estudo apresentou como questão de pesquisa: quais as ações de apropriação a gestão da escola tem mobilizado ante os resultados do SPAECE? As discussões desenvolvidas dialogaram com os seguintes autores: Lück (2000, 2009), Sousa e Oliveira (2010), Machado, Miranda e Dusi (2014), Freitas (2014), que abordam questões como apropriação de resultados, autonomia escolar e responsabilização. Por meio de uma pesquisa qualitativa, como estudo de caso, verificou as conexões entre os aspectos do desempenho escolar, da gestão e dos aspectos da apropriação dos resultados na disciplina Matemática. Em razão dos resultados do estudo, concluiu-se que os coordenadores escolares e o gestor da escola são conscientes da importância da avaliação externa, porém necessitam ampliar o conhecimento sobre os diversos mecanismos de apropriação dos resultados nas avaliações externas.O presente trabalho tem como objetivo discutir a situação do desempenho em Matemática, dos alunos do ensino médio em uma escola de ensino médio, pertencente à r" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS, GESTÃO ESCOLAR, SPAECE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID2637_12082016161228.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JUCIVÂNIO FÉLIX DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JUCIVÂNIO FÉLIX" "autor_email" => "juc.fe@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA-UFJF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a situação do desempenho em Matemática, dos alunos do ensino médio em uma escola de ensino médio, pertencente à rede de ensino do Estado do Ceará, evidenciada nos resultados do SPAECE nos anos 2012 a 2014. Tal pesquisa justifica-se pela busca de compreender e dialogar sobre a temática das avaliações externas, além de pesquisar sobre a possibilidade de apropriação e a utilização dos resultados das avaliações externas como um meio pedagógico. Os objetivos definidos para este estudo foram investigar as ações de apropriação de resultados pelos gestores da Escola e propor sugestões de ações para a situação analisada.Tal estudo apresentou como questão de pesquisa: quais as ações de apropriação a gestão da escola tem mobilizado ante os resultados do SPAECE? As discussões desenvolvidas dialogaram com os seguintes autores: Lück (2000, 2009), Sousa e Oliveira (2010), Machado, Miranda e Dusi (2014), Freitas (2014), que abordam questões como apropriação de resultados, autonomia escolar e responsabilização. Por meio de uma pesquisa qualitativa, como estudo de caso, verificou as conexões entre os aspectos do desempenho escolar, da gestão e dos aspectos da apropriação dos resultados na disciplina Matemática. Em razão dos resultados do estudo, concluiu-se que os coordenadores escolares e o gestor da escola são conscientes da importância da avaliação externa, porém necessitam ampliar o conhecimento sobre os diversos mecanismos de apropriação dos resultados nas avaliações externas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.