Os jovens do Brasil cada vez mais possuem acesso à informação e quando esta é planejada e direcionada, esses jovens podem compreender com melhor clareza e eficácia os conceitos de meio ambiente e educação ambiental na busca das soluções para problemas ambientais evitando doenças. Esse jovem pode perceber o meio ambiente como o lugar onde elementos naturais e sociais estão em relações implicadas de processos históricos e sociais de transformação do meio natural e suas interações, perceber também a educação ambiental como atividade intencional da prática social e ética ambiental. Diante desse contexto e fazendo relação entre educação ambiental e saúde, surgiu a inquietação: alunos dos 7º e 9º anos do ensino fundamental II do Colégio Estadual Treze de Junho em São José da Vitória/BA percebem que problemas ambientais podem causar prejuízos à saúde humana? Essa pesquisa almejou sensibilizar alunos do 7º ano C e do 9º ano A que problemas ambientais podem trazer danos à saúde humana. A presente pesquisa se classificou como qualitativa e a coleta de dados envolveu levantamento bibliográfico e questionário com alunos de sete turmas de 7º e 9º anos do fundamental II. Concluiu-se que a intervenção pedagógica é relevante e indispensável, pois os alunos que não apresentavam conhecimento sobre a importância da conservação e preservação do meio ambiente, conseguiram debater sobre a temática e se mostraram sensíveis ao problema expressando com mais segurança as noções básicas de prevenção de doenças transmitidas por água e solo contaminados por bactérias e vírus existentes no lixo e esgoto.