A HETEROGENEIDADE DE NÍVEL DE CONHECIMENTO PRESENTE NA SALA DE AULA E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DE UMA PROFESSORA DO SEGUNDO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19849 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2387 "inscrito_id" => 10651 "titulo" => "A HETEROGENEIDADE DE NÍVEL DE CONHECIMENTO PRESENTE NA SALA DE AULA E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DE UMA PROFESSORA DO SEGUNDO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo apresentar uma análise em via de conclusão das estratégias didáticas de uma professora do segundo ano do ciclo de alfabetização para atender a heterogeneidade de conhecimento em relação à escrita de seus alunos. Propondo uma reflexão sobre o processo de apropriação do sistema de escrita alfabética e as intervenções pedagógicas voltadas aos diversos níveis, de forma a possibilitar o avanço na aprendizagem. Assim, é necessário adequar as atividades ao nível do aluno, porém na efetivação da prática pedagógica muitos professores sentem dificuldades de trabalhar com diferentes conhecimentos ao mesmo tempo, o que levam a propor um único modelo de atividades. No entanto, os estudantes têm ritmos de aprendizagem distintos, portanto, necessidades específicas diferentes, que requer intervenções de acordo com seus níveis. Para tanto, é imprescindível desenvolver estratégias didáticas que priorizem a diversidade de saberes da sala de aula, para que todos os alunos avancem em suas etapas, não apenas um determinado grupo, posto que atividades padronizadas somente atendem a uma parte da classe, ou seja, aqueles que estão avançados na aquisição da linguagem não se sentem motivados a responder uma tarefa que julga fácil, além de não possibilitar que progridam, em consonância, os que estão no processo inicial da apropriação do sistema alfabético podem considerar a tarefa difícil, assim, só atenderia os educandos medianos. Contudo, o docente não é o único responsável pela concretização da aprendizagem dos alunos. Pais, equipe gestão e coordenações pedagógicas têm que trabalharem juntos em prol do aprendizado do educando, tendo em vista que a falta dessa parceria faz com que o docente tenha mais dificuldade de realizar um trabalho diversificado que atenda a todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, HETEROGENEIDADE DE CONHECIMENTO, ESTRATÉGIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID10651_16082016203221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTTYLLA MARIA FERREIRA FELIX" "autor_nome_curto" => "KÁTTYLLA FELIX" "autor_email" => "kattilla_boneka@hotmail.c" "autor_ies" => "UFRPE-UAG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19849 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2387 "inscrito_id" => 10651 "titulo" => "A HETEROGENEIDADE DE NÍVEL DE CONHECIMENTO PRESENTE NA SALA DE AULA E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DE UMA PROFESSORA DO SEGUNDO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo apresentar uma análise em via de conclusão das estratégias didáticas de uma professora do segundo ano do ciclo de alfabetização para atender a heterogeneidade de conhecimento em relação à escrita de seus alunos. Propondo uma reflexão sobre o processo de apropriação do sistema de escrita alfabética e as intervenções pedagógicas voltadas aos diversos níveis, de forma a possibilitar o avanço na aprendizagem. Assim, é necessário adequar as atividades ao nível do aluno, porém na efetivação da prática pedagógica muitos professores sentem dificuldades de trabalhar com diferentes conhecimentos ao mesmo tempo, o que levam a propor um único modelo de atividades. No entanto, os estudantes têm ritmos de aprendizagem distintos, portanto, necessidades específicas diferentes, que requer intervenções de acordo com seus níveis. Para tanto, é imprescindível desenvolver estratégias didáticas que priorizem a diversidade de saberes da sala de aula, para que todos os alunos avancem em suas etapas, não apenas um determinado grupo, posto que atividades padronizadas somente atendem a uma parte da classe, ou seja, aqueles que estão avançados na aquisição da linguagem não se sentem motivados a responder uma tarefa que julga fácil, além de não possibilitar que progridam, em consonância, os que estão no processo inicial da apropriação do sistema alfabético podem considerar a tarefa difícil, assim, só atenderia os educandos medianos. Contudo, o docente não é o único responsável pela concretização da aprendizagem dos alunos. Pais, equipe gestão e coordenações pedagógicas têm que trabalharem juntos em prol do aprendizado do educando, tendo em vista que a falta dessa parceria faz com que o docente tenha mais dificuldade de realizar um trabalho diversificado que atenda a todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, HETEROGENEIDADE DE CONHECIMENTO, ESTRATÉGIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID10651_16082016203221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTTYLLA MARIA FERREIRA FELIX" "autor_nome_curto" => "KÁTTYLLA FELIX" "autor_email" => "kattilla_boneka@hotmail.c" "autor_ies" => "UFRPE-UAG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }