O presente texto tem como objetivo apresentar uma análise em via de conclusão das estratégias didáticas de uma professora do segundo ano do ciclo de alfabetização para atender a heterogeneidade de conhecimento em relação à escrita de seus alunos. Propondo uma reflexão sobre o processo de apropriação do sistema de escrita alfabética e as intervenções pedagógicas voltadas aos diversos níveis, de forma a possibilitar o avanço na aprendizagem. Assim, é necessário adequar as atividades ao nível do aluno, porém na efetivação da prática pedagógica muitos professores sentem dificuldades de trabalhar com diferentes conhecimentos ao mesmo tempo, o que levam a propor um único modelo de atividades. No entanto, os estudantes têm ritmos de aprendizagem distintos, portanto, necessidades específicas diferentes, que requer intervenções de acordo com seus níveis. Para tanto, é imprescindível desenvolver estratégias didáticas que priorizem a diversidade de saberes da sala de aula, para que todos os alunos avancem em suas etapas, não apenas um determinado grupo, posto que atividades padronizadas somente atendem a uma parte da classe, ou seja, aqueles que estão avançados na aquisição da linguagem não se sentem motivados a responder uma tarefa que julga fácil, além de não possibilitar que progridam, em consonância, os que estão no processo inicial da apropriação do sistema alfabético podem considerar a tarefa difícil, assim, só atenderia os educandos medianos. Contudo, o docente não é o único responsável pela concretização da aprendizagem dos alunos. Pais, equipe gestão e coordenações pedagógicas têm que trabalharem juntos em prol do aprendizado do educando, tendo em vista que a falta dessa parceria faz com que o docente tenha mais dificuldade de realizar um trabalho diversificado que atenda a todos.