PRÁTICAS DE ESCRITA EM AMBIENTE VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES DO BLOG À PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22001 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 1355 "titulo" => "PRÁTICAS DE ESCRITA EM AMBIENTE VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES DO BLOG À PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados finais da pesquisa de Mestrado de minha autoria, intitulada -Importância do blog na produção textual de alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Campina Grande -PB - Vinculada à linha de pesquisa Linguagens e Letramento Digital do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aprovada em setembro de 2015. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a importância do blog na produção textual dos alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Campina Grande-PB, considerando o uso da escrita como forma de interação e socialização do conhecimento. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória, bem como é uma pesquisa-ação de base empírica, e teve como população-alvo os alunos do 4º Ano da Escola Municipal Lafayete Cavalcante em Campina Grande/PB. Como aporte teórico subjacente ao estudo realizado, detivemo-nos em autores que abordam a inserção das tecnologias digitais no contexto do ensino de Língua Portuguesa e suas implicações nas práticas de leitura e escrita dos alunos. Concluiu-se com este estudo, que o Blog enquanto gênero digital, contribuiu para melhorar a capacidade escritora dos alunos, motivando-os a produzirem textos de forma mais elaborada e condizente com o que lhes era proposto, conforme seu interesse e desejo de expressar-se em um espaço de interação, ampliação e socialização de conhecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE ESCRITA., PRODUÇÃO TEXTUAL., BLOG EDUCACIONAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID1355_23032016215528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEN LUCIA FIGUEIRÊDO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARMEN" "autor_email" => "karmenlucya@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22001 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 1355 "titulo" => "PRÁTICAS DE ESCRITA EM AMBIENTE VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES DO BLOG À PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados finais da pesquisa de Mestrado de minha autoria, intitulada -Importância do blog na produção textual de alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Campina Grande -PB - Vinculada à linha de pesquisa Linguagens e Letramento Digital do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aprovada em setembro de 2015. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a importância do blog na produção textual dos alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Campina Grande-PB, considerando o uso da escrita como forma de interação e socialização do conhecimento. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória, bem como é uma pesquisa-ação de base empírica, e teve como população-alvo os alunos do 4º Ano da Escola Municipal Lafayete Cavalcante em Campina Grande/PB. Como aporte teórico subjacente ao estudo realizado, detivemo-nos em autores que abordam a inserção das tecnologias digitais no contexto do ensino de Língua Portuguesa e suas implicações nas práticas de leitura e escrita dos alunos. Concluiu-se com este estudo, que o Blog enquanto gênero digital, contribuiu para melhorar a capacidade escritora dos alunos, motivando-os a produzirem textos de forma mais elaborada e condizente com o que lhes era proposto, conforme seu interesse e desejo de expressar-se em um espaço de interação, ampliação e socialização de conhecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE ESCRITA., PRODUÇÃO TEXTUAL., BLOG EDUCACIONAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID1355_23032016215528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEN LUCIA FIGUEIRÊDO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARMEN" "autor_email" => "karmenlucya@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }