PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE SOBRAL - CEARÁ.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19612 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3383 "inscrito_id" => 9942 "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE SOBRAL - CEARÁ." "resumo" => "A valorização da docência como matriz profissional se configura como o principal desafio em nossa atualidade. Não há duvida de que a docência constitui o setor central de desenvolvimento da sociedade contemporânea e um dos pontos imprescindíveis para entender às transformações. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) traz em sua concepção a necessidade de tratar o conhecimento universitário de modo contextualizado, utilizando sempre as relações entre conteúdos e realidade para dar significado ao aprendido, estimular o protagonismo do discente e a autonomia intelectual. Além disso, incorpora a ideia de que a contextualização é um eixo importante para dar significado ao conhecimento problematizado e entendido pelo aluno universitário. O PIBID/UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ foi implantado em 2011, com objetivo de inserir o acadêmico em seu futuro local de atuação. Atualmente, o Programa é visto pela comunidade acadêmica como imprescindível na complementação profissional dos discentes em Educação Física uma vez que, incentiva a leitura e contextualização de textos, realiza discussões acadêmicas para a elaboração dos planos de aulas a serem aplicados nas escolas da região, para além dos monitores intercederem durante todo o processo de ensino/aprendizagem nas escolas. Assim sendo, este artigo foi elaborado a partir de experiências de três bolsistas e um coordenador do Subprojeto de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Visa tão somente, relatar as experiências ocorridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a influência dessas vivências práticas para o conhecimento de um ensino de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID9942_19082016000123.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MIKAEL SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIKAEL SILVA" "autor_email" => "f.mikael@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19612 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3383 "inscrito_id" => 9942 "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE SOBRAL - CEARÁ." "resumo" => "A valorização da docência como matriz profissional se configura como o principal desafio em nossa atualidade. Não há duvida de que a docência constitui o setor central de desenvolvimento da sociedade contemporânea e um dos pontos imprescindíveis para entender às transformações. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) traz em sua concepção a necessidade de tratar o conhecimento universitário de modo contextualizado, utilizando sempre as relações entre conteúdos e realidade para dar significado ao aprendido, estimular o protagonismo do discente e a autonomia intelectual. Além disso, incorpora a ideia de que a contextualização é um eixo importante para dar significado ao conhecimento problematizado e entendido pelo aluno universitário. O PIBID/UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ foi implantado em 2011, com objetivo de inserir o acadêmico em seu futuro local de atuação. Atualmente, o Programa é visto pela comunidade acadêmica como imprescindível na complementação profissional dos discentes em Educação Física uma vez que, incentiva a leitura e contextualização de textos, realiza discussões acadêmicas para a elaboração dos planos de aulas a serem aplicados nas escolas da região, para além dos monitores intercederem durante todo o processo de ensino/aprendizagem nas escolas. Assim sendo, este artigo foi elaborado a partir de experiências de três bolsistas e um coordenador do Subprojeto de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Visa tão somente, relatar as experiências ocorridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a influência dessas vivências práticas para o conhecimento de um ensino de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID9942_19082016000123.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MIKAEL SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIKAEL SILVA" "autor_email" => "f.mikael@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }