Esse trabalho investiga a concepção de professores de Ciências quanto à contribuição do livro didático (LD) para a sua prática pedagógica. Os seis (06) docentes, sujeitos da pesquisa, são professores de Ciências de escolas públicas da rede municipal de Itapipoca – CE que participaram do Grupo de estudo acerca do livro didático utilizado no Ensino de Ciências e Biologia, vinculado ao subprojeto Ensino de Ciências por meio do Lúdico, da Experimentação e do Livro Didático que era parte do Projeto Institucional Novos Talentos – Arte-Educação e Ciências Naturais no contexto da Educação Básica: a FACEDI formando Novos Talentos para a vida cidadã, realizados no ano de 2011, na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os professores de Ciências foram unânimes em afirmar que o livro didático contribui para sua prática docente, com os recursos visuais e os exercícios, para a aprendizagem dos alunos, como auxílio no planejamento e determinação do conteúdo das aulas, apresentando termos e expressões da ciência, muitas vezes novos para os estudantes, referências de estudo para os docentes e, material de apoio, para o estudo discente. Nas suas considerações, sobre o livro didático, foi perceptível que uns professores apontam os próprios docentes como reféns deste recurso, enquanto outros se mostram escravizados por ele, ao afirmar que fazem uso exclusivo dele como ferramenta na sua prática pedagógica. Essa foi uma vivência que possibilitou um momento de desenvolvimento profissional do docente em exercício, contribuindo para sua formação continuada.