CONCEITOS, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DAS FUNÇÕES, EM PARTICULAR A FUNÇÃO QUADRÁTICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20504 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2598 "inscrito_id" => 11709 "titulo" => "CONCEITOS, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DAS FUNÇÕES, EM PARTICULAR A FUNÇÃO QUADRÁTICA" "resumo" => "Nem sempre percebemos, mas estamos em contato com as funções no nosso dia a dia, por exemplo: Quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente. Neste trabalho considera-se o uso e a importância dos conceitos das funções, como uma ferramenta que potencializa o cálculo de áreas máximas em problemas geométricos, com o intuito de utilizá-la de forma contextualizada. Para os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, o conceito de função desempenha também importante papel para descrever e estudar através da leitura, interpretação e construções de gráficos, o comportamento de certos fenômenos tanto do cotidiano, como de outras áreas do conhecimento, como a Física, Geografia ou Economia. Para atingir o objetivo de potencializar o ensino de funções, busca-se atingir um estudo sobre aplicação do conceito para calcular valores máximos e mínimos da imagem delas. Faz-se aqui uma abordagem ao conteúdo de função, explorando alguns tipos de funções, bem como dos conceitos e das suas propriedades, logo após fizemos algumas aplicações, contextualizando dessa forma o conteúdo tratado no cálculo de valores maximizados ou minimizados em situações problema, concluindo então com uma proposta de estudo com foco em aplicar a função quadrática refletindo sua importância não apenas aos interesses da Matemática, mas colocado em prática em outras ciências como citado anteriormente. Acreditamos que aproximar os saberes em construção ao dia a dia dos nossos alunos, possibilita que eles percebam a importância e a utilidade daquilo que estudam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "FUNÇÕES, APLICAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11709_17082016124431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDSON DAVI MOURA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "valdsondavi@gmail.com" "autor_ies" => "E.E.E.F.M. MAJOR VENEZIANO VITAL DO REGO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20504 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2598 "inscrito_id" => 11709 "titulo" => "CONCEITOS, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DAS FUNÇÕES, EM PARTICULAR A FUNÇÃO QUADRÁTICA" "resumo" => "Nem sempre percebemos, mas estamos em contato com as funções no nosso dia a dia, por exemplo: Quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente. Neste trabalho considera-se o uso e a importância dos conceitos das funções, como uma ferramenta que potencializa o cálculo de áreas máximas em problemas geométricos, com o intuito de utilizá-la de forma contextualizada. Para os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, o conceito de função desempenha também importante papel para descrever e estudar através da leitura, interpretação e construções de gráficos, o comportamento de certos fenômenos tanto do cotidiano, como de outras áreas do conhecimento, como a Física, Geografia ou Economia. Para atingir o objetivo de potencializar o ensino de funções, busca-se atingir um estudo sobre aplicação do conceito para calcular valores máximos e mínimos da imagem delas. Faz-se aqui uma abordagem ao conteúdo de função, explorando alguns tipos de funções, bem como dos conceitos e das suas propriedades, logo após fizemos algumas aplicações, contextualizando dessa forma o conteúdo tratado no cálculo de valores maximizados ou minimizados em situações problema, concluindo então com uma proposta de estudo com foco em aplicar a função quadrática refletindo sua importância não apenas aos interesses da Matemática, mas colocado em prática em outras ciências como citado anteriormente. Acreditamos que aproximar os saberes em construção ao dia a dia dos nossos alunos, possibilita que eles percebam a importância e a utilidade daquilo que estudam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "FUNÇÕES, APLICAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11709_17082016124431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDSON DAVI MOURA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "valdsondavi@gmail.com" "autor_ies" => "E.E.E.F.M. MAJOR VENEZIANO VITAL DO REGO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }