O presente artigo tem como objeto de estudo as relações de gênero que são construídas na escola entre os atores sociais discentes e docentes. Assim, tivemos como questão de pesquisa: quais as concepções que os (as) professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental I de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba têm sobre as relações de gênero e suas implicações no processo ensino e aprendizagem? Partindo desta questão norteadora elencamos como objetivos conhecer as concepções dos docentes sobre as relações de gênero e saber como essas relações podem interferir ou contribuir no processo ensino e aprendizagem. No tocante ao aporte teórico nos reportamos a Louro (2014), Carvalho (1999), Scott (1990), dentre outros. Como coletas de dados foram utilizadas entrevistas e um questionário com perguntas abertas e fechadas. Portanto, este trabalho oportunizou aos docentes de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba, uma reflexão sobre suas práticas diante da categoria de gênero na escola. Percebeu-se que as relações de gênero interferem no processo ensino e aprendizagem a partir do momento que não tenha um trabalho diferenciado diante das nuances próprias de cada gênero que compõe a sala de aula.