RODRIGUES, Hermano De França. Narrativas da cultura: da diferença à perversão. Anais XII CONAGES... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/18552>. Acesso em: 19/11/2024 07:47
Nossa pesquisa ergue-se como um fazer que procura examinar, a partir da análise dos valores presentes nas cantigas infantis, os mecanismos de dominação reverberados, à revelia da consciência ou não, pelas vozes ecoantes nas formações discursivas que materializam os textos. Como arcabouço teórico, recorremos aos constructos metodológicos e analíticos da semiótica das culturas, exclusivamente, os desenvolvidos por PAIS (1991; 1997). Os contornos sociológicos, exigidos pela análise, foram estabelecidos a partir dos estudos de WEBER (2001). A investigação revelou que as cantigas populares trazem à tona valores de um “povo”, cujos princípios morais e humanos se pautam em posições religiosas, econômicas e políticas construídas segundo convicções culturais que impõem segregações de gênero, de modo a hierarquizar homens e mulheres. Como resultado dessas relações complexas, tem-se um sistema de dominação perverso, mas que se apresenta como “necessário”, se visto sob a ótica do equilíbrio das forças dominantes.