O preconceito e a discriminação são problemas presentes em diversos âmbitos da sociedade. Por isso, é cada vez mais recorrente discussões acerca da diversidade, tal como o desenvolvimento de programas de apoio à diversidade, que vem sendo utilizado por diversas instituições. Dentre os grupos mais afetados, destaca-se o grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTTT), que carrega em sua trajetória um histórico de violência física e verbal aos seus integrantes. Atualmente, com o intuito de minimizar a violência e o desconhecimento acerca do tema, autores de todo o mundo vem elaborando cada vez mais materiais abordando esta temática voltados a diferentes faixa etárias, tais como livros infantis e de contos de fadas com personagens homoafetivos. Pensando nisso, o presente projeto tem como principal objetivo analisar, através da pesquisa bibliográfica, a maneira que a presente temática é abordada em O Namorado do Papai Ronca, de Plinio Camillo além de refletir sobre como estes recursos poderiam ser utilizados na sala de aula como ferramenta pedagógica.