Diversas críticas têm sido realizadas no ensino tradicional já que este trata os alunos como meros ouvintes das informações que o professor discursa, o que tem provocado seu desinteresse. Ante o exposto é preciso que se busquem metodologias que tornem as aulas de química mais atrativas e sejam capazes de despertar no aluno, interesse pela disciplina. Dentre essas se vêm destacando as atividades experimentais, as quais dispõem aos alunos, a oportunidade de realizar, registrar, discutir com os colegas, refletir, supor e analisar hipóteses, além de poder debater, com o professor, todas as etapas do experimento; a utilização deste recurso tem tornado o processo de ensino e aprendizagem mais fácil; nesta perspectiva o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos alunos sobre a utilização da experimentação como um método didático no ensino de química. Esta pesquisa foi realizada com 52 alunos de duas turmas do 1º Ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Areia – PB. A intervenção consistiu na demonstração de experimentos que evidenciassem uma reação química. Inicialmente foi explicado como se desenvolveria cada experimento; em seguida, foram convidados alguns alunos de cada turma para que eles próprios fizessem os experimentos. Como instrumento de coleta dos dados foi aplicado aos alunos um questionário sobre a atividade experimental cujos resultados obtidos foram tabulados e elencados em forma de gráficos. Verificou-se, ao analisar os resultados, que a grande maioria dos alunos questionados relata a importância da atividade experimental na disciplina de química por desperta seu interesse e auxiliar na compreensão e aprendizagem dos conteúdos.