PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18155 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O estágio supervisionado contribui diretamente com a formação docente na medida em que insere o licenciando na escola, seu futuro campo de atuação profissional, oferecendo diversas oportunidades de aprendizado, desde a observação de aulas, contato com novas modalidades didáticas e realização de pesquisas que geram dados importantes para sua futura ação docente. Nessa perspectiva, conhecer a percepção dos alunos sobre o ensino de Biologia constitui uma importante forma de contribuição para uma efetiva formação desses futuros profissionais, pois esse levantamento aponta caminhos a serem seguidos buscando resolver as problemáticas encontradas. Foram investigados 56 alunos, das três séries do ensino médio. Durante a pesquisa a grande maioria dos investigados apresentou uma concepção puramente conceitual sobre o ensino de Biologia, e outra grande maioria não soube dar nenhuma definição. A maioria dos alunos classifica a aula de Biologia como “Boa”, mas aponta diversas formas de melhorias e dinamização dessas aulas. Um total de 50% dos alunos não soube relacionar o ensino de Biologia com seu cotidiano. Com relação aos assuntos que os alunos gostariam que fossem mais trabalhados, os conteúdos que abrangem saúde, fisiologia e anatomia humana tiveram um total de 25% de solicitações, seguido do tema “seres vivos” com 18%. Os resultados obtidos nos mostram que o ensino de biologia precisa passar por algumas modificações. Esses dados são importantes para a formação dos futuros docentes, no que diz respeito a como melhorar as aulas, a interação professor-aluno-conteúdo, bem como, saber identificar as dificuldades dos discentes a respeito dos conteúdos de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, PERCEPÇÃO DISCENTE, ESTÁGIO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID275_28032016151632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DIAS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MARIA ANDRADE" "autor_email" => "mariadiasandrade@gmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18155 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 275 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O estágio supervisionado contribui diretamente com a formação docente na medida em que insere o licenciando na escola, seu futuro campo de atuação profissional, oferecendo diversas oportunidades de aprendizado, desde a observação de aulas, contato com novas modalidades didáticas e realização de pesquisas que geram dados importantes para sua futura ação docente. Nessa perspectiva, conhecer a percepção dos alunos sobre o ensino de Biologia constitui uma importante forma de contribuição para uma efetiva formação desses futuros profissionais, pois esse levantamento aponta caminhos a serem seguidos buscando resolver as problemáticas encontradas. Foram investigados 56 alunos, das três séries do ensino médio. Durante a pesquisa a grande maioria dos investigados apresentou uma concepção puramente conceitual sobre o ensino de Biologia, e outra grande maioria não soube dar nenhuma definição. A maioria dos alunos classifica a aula de Biologia como “Boa”, mas aponta diversas formas de melhorias e dinamização dessas aulas. Um total de 50% dos alunos não soube relacionar o ensino de Biologia com seu cotidiano. Com relação aos assuntos que os alunos gostariam que fossem mais trabalhados, os conteúdos que abrangem saúde, fisiologia e anatomia humana tiveram um total de 25% de solicitações, seguido do tema “seres vivos” com 18%. Os resultados obtidos nos mostram que o ensino de biologia precisa passar por algumas modificações. Esses dados são importantes para a formação dos futuros docentes, no que diz respeito a como melhorar as aulas, a interação professor-aluno-conteúdo, bem como, saber identificar as dificuldades dos discentes a respeito dos conteúdos de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, PERCEPÇÃO DISCENTE, ESTÁGIO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID275_28032016151632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DIAS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MARIA ANDRADE" "autor_email" => "mariadiasandrade@gmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }