Dentro do sistema educacional, o tema formação de professores está presente nas discussões no cenário acadêmico, pela possibilidade de se levantar questões que possam suscitar meios para promover avanços nesse segmento da sociedade. Por esse motivo, o poder público tem implementado programas com a intenção de inserir os licenciandos no cotidiano escolar durante a graduação como, por exemplo, o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), o qual vamos dar ênfase. Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta a análise das concepções dos bolsistas do subprojeto de Biologia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre a contribuição do PIBID para a sua formação docente. Para isso, foram aplicados questionários semi- estruturados para 11 bolsistas. O questionário envolveu 12 questões, que abordou aspectos da identificação do perfil socioeconômico dos participantes, motivo para ingresso no programa, bem como a contribuição do PIBID para a formação docente. Pode-se perceber por meio dos relatos, que o programa tem se constituído como um elemento fundamental para a formação docente, proporcionando oportunidades de experiências metodológicas e práticas inovadoras que possam contribuir para a superação de problemas no ambiente escolar, garantindo um ensino de qualidade com aprendizagem significativa que resulte em indivíduos críticos reflexivos e atuantes na sociedade. Além de propiciar uma experiência única, uma ponte entre a relação teoria e prática, ainda na formação inicial, é um estímulo para que os acadêmicos continuem seguindo a carreira docente e, consequentemente, contribuirão para a elevação da qualidade de ensino da escola pública.