Este artigo visa analisar as relações entre a ação docente de professores de Matemática e suas práticas avaliativas ao considerarem os erros nas avaliações de aprendizagem no curso de Licenciatura Plena em Química da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL. Realizamos a pesquisa em duas fases. Na primeira foi feito um teste sondagem, com a amostra inicial de seis docentes, sendo três de Matemática e três de Química e selecionamos quarenta alunos, divididos em quatro grupos de dez, pertencentes ao 3°, 5º e 6º período de cada curso respectivamente. Analisamos vinte avaliações de aprendizagem dos dois cursos, a fim de identificar as possíveis fragilidades tanto dos docentes no seu fazer pedagógico em relação ao processo de avaliação, especificamente aos erros cometidos pelos seus discípulos quanto dos alunos em identificar as distâncias existentes entre a prática de ensino e as suas formas de encararem os erros no processo de aprendizagem. As respostas dos participantes da pesquisa entre professores e alunos dos dois departamentos forneceram elementos substanciais para responder questionamentos fundamentais do nosso trabalho. Na segunda fase aplicamos um novo questionário, desta vez utilizamos a escala de Likert de pontuação a vinte e três alunos de Química e vinte e quatro alunos de Matemática, além de dez docentes de cada curso, com o intuito de aprofundar minunciosamente as questões que intrigam os erros nas avaliações de aprendizagens e esclarecer as opiniões apresentadas.
Palavras-chave: Avaliação de aprendizagem, Formação de professores, Ensino de Matemática.