A educação inclusiva vem ganhando espaço nas nossas escolas, embora tenha muito a ser melhorado por não se tratar apenas de incluir esses alunos em sala de aula regular e sim da educação de qualidade, afinal a educação é um direito de todos. O processo de incluir deve ser realizado por todos que compõe a escola. Observando algumas dificuldades de inclusão, desenvolvemos uma pesquisa para trabalhar Geometria Plana com o conteúdo de polígonos utilizando o Multiplano como material manipulável com alunos deficientes visuais e videntes do Ensino Fundamental e Médio da EEEFM Senador Argemiro Figueiredo, na cidade de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa está ligada a um projeto maior em rede, Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), tendo três instituições envolvidas, UFMS UEPB e UFAL, de forma colaborativa. A equipe de Educação Matemática e Deficiência Visual do Núcleo UEPB desenvolveu uma proposta de atividades onde as mesmas foram realizadas em agosto de 2015, tendo uma excelente participação dos alunos com deficiência visual e videntes. Percebemos no decorrer da pesquisa que o uso do material manipulável foi de grande significado para que esses alunos interagissem entre si e assimilassem melhor os conteúdos estudados. Sabemos que trabalhar com alunos deficientes visuais não é tarefa fácil, pois a maioria dos professores não tem capacitação para receber esses alunos, e as escolas, por muitas vezes, não estão estruturadas para dar boas condições de inclusão a esses alunos, principalmente quando se trata de escolas públicas.
Palavras-chave: Inclusão, Educação Matemática, Geometria Plana, Multiplano, Projeto em rede OBEDUC UFMS/UEPB/UFAL.