O ensino da paleontologia compõe o estudo em um período de tempo extenso em comparação a outra disciplinas, além do fato de que, os conteúdos voltados a paleontologia são introduzidos no ensino fundamental, contudo, não alcançando a devida importância a qual se tem. Dessa forma, objetivou-se com este estudo a proposição da confecção de réplicas de fósseis como uma ferramenta facilitadora no ensino de ciências. Tratou-se de um estudo descritiva-analítica através da qualificação dos conhecimentos por meio da prática de confecção de réplicas de fósseis, o estudo foi realizado com a turma do 7ª em uma instituição privada como atividades complementares a proposição letiva, onde aplicou-se um questionários investigativo antes da prática para averiguar os conhecimentos prévio e posterior a proposta do trabalho de forma a evidenciar a eficácia da metodologia proposta. Como resposta a proposta construída no trabalho observamos que em contraste a porcentagem inicial do conhecimentos do alunado, de apenas 35% dos aluno correlacionarem algum assunto a perspectiva da paleontologia, quando comparada após a receptividade da prática da atividade a qual os alunos corresponderam com cerca de 67% do total com resposta condizente ao tema. Evidenciando assim, a proposta do trabalho como promissora, uma vez que, a Paleontologia como um disciplina que detém uma certa complexidade ao abranger várias áreas do conhecimento, corroborou-se pelo uso das réplica dos fósseis a uma aprendizado mais significativa e palpável aos aluno diante das contradições de escala de tempo da disciplina e desafios pela disponibilidade de materiais ou defasagem da formação docente em prospecto da disciplina.