Este trabalho traz uma breve discussão e reflexões referentes às práticas avaliativas realizadas em sala de aula. Para a fundamentação, foi utilizada a literatura sobre avaliação na visão de Hoffmann (2007), Hoffmann (2003) e Libâneo (2008), entre outros. Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica, que destaca as atitudes rotineiras, até hoje utilizadas, de considerar as avaliações como um meio de simplesmente atribuir notas e classificar os alunos. Mas também ressalta um caminho diferente (um modo diferente de avaliar), que pode, além de possibilitar a verificação do desenvolvimento da aprendizagem, ser utilizado para proporcionar a estimulação dos alunos à aprendizagem. As discussões mostram que a avaliação, apesar de geralmente ser caracterizada por ser utilizada ao final da abordagem de conteúdos, pode ser repensada de forma que se torne um instrumento que possibilite verificar as dificuldades dos alunos, para a realização de um trabalho de ensino que vise eliminar ou amenizar as deficiências da aprendizagem deles. Este trabalho também mostra que uma mudança no processo de avaliação, no início, pode ser trabalhosa e não trazer resultados bons de imediato, mas que a mudança para melhor só ocorre com o enfrentamento das dificuldades e com a busca constante por caminhos que possam proporcionar resultados melhores.