Este artigo almejou uma reflexão, em meio à necessidade de problemas emergentes presentes na sociedade contemporânea, abordando, especificamente, a educação ambiental e sua importância no curso de formação de professores em pedagogia. A cerca do desenvolvimento metodológico, a pesquisa foi qualitativa, ponderando a análise sob o levantamento de dados realizados, por meio de questionários aplicados nos cursos de pedagogia na UNESPAR, Campus Paranavaí, numa amostra de 50 acadêmicos dos períodos vespertinos e noturno, séries finais, a fim de identificar a discussão, o conhecimento e, além disso, fomentar a reflexão dos alunos sobre a temática educação ambiental. Para tanto, poder-se-á dizer ao findar da pesquisa que o resultado foi positivo, afinal, provocou debate e reflexões atrelados as respostas obtidas por intermédio do questionário. Verificou-se que muitos acadêmicos de pedagogia compreendem o conceito de Educação Ambiental (EA) relacionado somente à questão ecológica, ou seja, possuem uma conscientização fragmentada do assunto. Ao questionarmos os acadêmicos como a temática é aplicada nas ementas das disciplinas, pôde-se averiguar que cerca de 50% afirmaram que os tema de EA nunca foram inseridos interdisciplinarmente com nenhuma disciplina. Os acadêmicos afirmam que o tema é pouco trabalhado no curso de pedagogia e, sugerem ser necessário um estudo mais sistematizado e aprofundado, em decorrência, possibilitará o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, que proporcione uma mudança de atitudes e, também, reflexões. Assim, corroborando possíveis transformações, de alguma forma, de um cidadão mais consciente e participativo no processo de mudanças, para as quais, alcance uma sociedade sustentável.