Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DE UM GERADOR ELÉTRICO DE BAIXO CUSTO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO MÉDIO, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, PROPOSTA DIDÁTICA, PROPOSTA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18128
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => "O USO DE UM GERADOR ELÉTRICO DE BAIXO CUSTO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      \r\n
      Muito se tem dito e escrito, nas últimas décadas, a respeito do trabalho experimental e de sua utilização no ensino de Física. Veiculado por dezenas de livros didáticos, por artigos em revistas especializadas e constantemente debatidos por profissionais da área, o ensino experimental sensibiliza grande parte dos professores de Física. O que sobretudo nos leva a destacar que a realização de um ensino mediado por um tema central e, utilizando-se uma atividade experimental como estratégia de intervenção possibilita relacionar teoria à prática. Nesta perspectiva, é que descrevemos a execução de uma proposta didática de intervenção, trabalho este que foi realizado na Escola Estadual Severino Cabral, localizada no município de Campina Grande e teve como público alvo alunos da terceira Série do Ensino Médio do período noturno. Nosso objetivo foi trabalhar de forma interdisciplinar conteúdos de eletricidade e magnetismo tendo como elemento mediador um gerador de eletricidade confeccionado com materiais de baixo custo. Essa atividade teve também como ponto relevante a busca por uma maneira mais viável de trabalhar os principais conteúdos de física da terceira série do Ensino Médio, na perspectiva de aprimorar os conhecimentos dos alunos minimizando a evasão escolar e evitando assim, que os mesmos decorem fórmulas e realizem cálculos sem nenhuma compreensão dos conteúdos ministrados em sala e que fazem parte do seu cotidiano. Sendo assim, procuramos evidenciar uma maneira de fortalecer a capacidade argumentativa e interpretativa de nossos alunos por meio de vídeos, pesquisas, debates e intervenções com o uso do gerador elétrico de baixo custo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ENSINO MÉDIO, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, PROPOSTA DIDÁTICA, PROPOSTA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID529_26042016082357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIO TAVARES LOUREÇO"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIO"
    "autor_email" => "marciotavaresfisica@yahoo"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18128
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => "O USO DE UM GERADOR ELÉTRICO DE BAIXO CUSTO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      \r\n
      Muito se tem dito e escrito, nas últimas décadas, a respeito do trabalho experimental e de sua utilização no ensino de Física. Veiculado por dezenas de livros didáticos, por artigos em revistas especializadas e constantemente debatidos por profissionais da área, o ensino experimental sensibiliza grande parte dos professores de Física. O que sobretudo nos leva a destacar que a realização de um ensino mediado por um tema central e, utilizando-se uma atividade experimental como estratégia de intervenção possibilita relacionar teoria à prática. Nesta perspectiva, é que descrevemos a execução de uma proposta didática de intervenção, trabalho este que foi realizado na Escola Estadual Severino Cabral, localizada no município de Campina Grande e teve como público alvo alunos da terceira Série do Ensino Médio do período noturno. Nosso objetivo foi trabalhar de forma interdisciplinar conteúdos de eletricidade e magnetismo tendo como elemento mediador um gerador de eletricidade confeccionado com materiais de baixo custo. Essa atividade teve também como ponto relevante a busca por uma maneira mais viável de trabalhar os principais conteúdos de física da terceira série do Ensino Médio, na perspectiva de aprimorar os conhecimentos dos alunos minimizando a evasão escolar e evitando assim, que os mesmos decorem fórmulas e realizem cálculos sem nenhuma compreensão dos conteúdos ministrados em sala e que fazem parte do seu cotidiano. Sendo assim, procuramos evidenciar uma maneira de fortalecer a capacidade argumentativa e interpretativa de nossos alunos por meio de vídeos, pesquisas, debates e intervenções com o uso do gerador elétrico de baixo custo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ENSINO MÉDIO, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, PROPOSTA DIDÁTICA, PROPOSTA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID529_26042016082357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIO TAVARES LOUREÇO"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIO"
    "autor_email" => "marciotavaresfisica@yahoo"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Resumo Muito se tem dito e escrito, nas últimas décadas, a respeito do trabalho experimental e de sua utilização no ensino de Física. Veiculado por dezenas de livros didáticos, por artigos em revistas especializadas e constantemente debatidos por profissionais da área, o ensino experimental sensibiliza grande parte dos professores de Física. O que sobretudo nos leva a destacar que a realização de um ensino mediado por um tema central e, utilizando-se uma atividade experimental como estratégia de intervenção possibilita relacionar teoria à prática. Nesta perspectiva, é que descrevemos a execução de uma proposta didática de intervenção, trabalho este que foi realizado na Escola Estadual Severino Cabral, localizada no município de Campina Grande e teve como público alvo alunos da terceira Série do Ensino Médio do período noturno. Nosso objetivo foi trabalhar de forma interdisciplinar conteúdos de eletricidade e magnetismo tendo como elemento mediador um gerador de eletricidade confeccionado com materiais de baixo custo. Essa atividade teve também como ponto relevante a busca por uma maneira mais viável de trabalhar os principais conteúdos de física da terceira série do Ensino Médio, na perspectiva de aprimorar os conhecimentos dos alunos minimizando a evasão escolar e evitando assim, que os mesmos decorem fórmulas e realizem cálculos sem nenhuma compreensão dos conteúdos ministrados em sala e que fazem parte do seu cotidiano. Sendo assim, procuramos evidenciar uma maneira de fortalecer a capacidade argumentativa e interpretativa de nossos alunos por meio de vídeos, pesquisas, debates e intervenções com o uso do gerador elétrico de baixo custo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.