Resumo
Muito se tem dito e escrito, nas últimas décadas, a respeito do trabalho experimental e de sua utilização no ensino de Física. Veiculado por dezenas de livros didáticos, por artigos em revistas especializadas e constantemente debatidos por profissionais da área, o ensino experimental sensibiliza grande parte dos professores de Física. O que sobretudo nos leva a destacar que a realização de um ensino mediado por um tema central e, utilizando-se uma atividade experimental como estratégia de intervenção possibilita relacionar teoria à prática. Nesta perspectiva, é que descrevemos a execução de uma proposta didática de intervenção, trabalho este que foi realizado na Escola Estadual Severino Cabral, localizada no município de Campina Grande e teve como público alvo alunos da terceira Série do Ensino Médio do período noturno. Nosso objetivo foi trabalhar de forma interdisciplinar conteúdos de eletricidade e magnetismo tendo como elemento mediador um gerador de eletricidade confeccionado com materiais de baixo custo. Essa atividade teve também como ponto relevante a busca por uma maneira mais viável de trabalhar os principais conteúdos de física da terceira série do Ensino Médio, na perspectiva de aprimorar os conhecimentos dos alunos minimizando a evasão escolar e evitando assim, que os mesmos decorem fórmulas e realizem cálculos sem nenhuma compreensão dos conteúdos ministrados em sala e que fazem parte do seu cotidiano. Sendo assim, procuramos evidenciar uma maneira de fortalecer a capacidade argumentativa e interpretativa de nossos alunos por meio de vídeos, pesquisas, debates e intervenções com o uso do gerador elétrico de baixo custo.