A monitoria docente é tida como uma atividade flexiva extracurricular, a qual o aluno é facultativo na escolha em participar destas atividades. E cada vez mais tem sido implantada nas Instituições de Ensino Superior. No que diz respeito ao programa de monitoria e a atuação do aluno monitor, este trabalho apresentou como objetivo fazer uma revisão bibliográfica, discutindo a importância dos mesmos no processo de ensino/aprendizagem. Para a obtenção dos resultados, foram feitas pesquisas nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, utilizando palavras-chaves que remetessem ao tema de monitoria. Foram usados um total de 17 artigos para a revisão, devido que muitos dos trabalhos encontrados remetiam-se aos mesmos objetivos a respeito da monitoria. Trabalhos esses que tivessem sido publicados nos últimos 10 anos. De acordo com a literatura, a monitoria é uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem tanto do aluno monitor quanto dos monitorados. Vale salientar que o monitor não pode exercer as funções do professor, apenas possibilita ao aluno monitor um contato direto das mesmas, o que por ventura pode ou não despertar no mesmo o interesse pela carreira magistral. A partir deste trabalho, pudemos concluir que as atividades de monitoria são importantes na carreira acadêmica do aluno monitor, vez que este é obrigado a se aprofundar nos conteúdos da disciplina para um melhor exercício da função, e dos monitorados, pois estes têm a oportunidade de rever os conteúdos de sala de aula mais de uma vez; ambos os processos justificam tal importância da monitoria.