Este artigo tem por finalidade apresentar um perfil dos alunos ingressos nas turmas de primeiro a terceiro ano regular, das instituições atendidas pelo PIBID do curso de licenciatura em Física EAD da UFT, localizadas em três diferentes regiões do Estado. Discute-se o nível de envolvimento tecnológico, principalmente manuseio de computadores, verificando seus interesses, seus níveis de conhecimento sobre a tecnologia e a possibilidade de a mesma vir a ser usada como ferramenta de ensino. Para realização de tal perfil utilizou-se de instrumentos de produção de dados quantitativos, com a aplicação de um questionário contendo sessenta e duas questões, das quais foram levantadas seis questões referentes ao tema específico hora tratado. A pesquisa foi realizada com todas as turmas das instituições, dos turnos matutino, vespertino e noturno. Procurou-se não só analisar, mas ampliar o conhecimento da equipe de investigação durante e após o desenvolvimento da referida pesquisa, afim de que a partir desta análise possa se desenvolver trabalhos que envolvam todo o grupo da escola e estimule o gosto pelas práticas científicas, uma vez que se identificou que os alunos se encontram bastante inseridos no mundo tecnológico e anseiam por mudanças nas metodologias de ensino tradicionais. Por isso torna-se importante não só conhecer o grupo de jovens hoje inseridos nesta instituição, mas desenvolver a mecanismos de escuta, como estratégia para identificar diferentes contextos a serem apresentados e poder-se direcionar as atividades que melhor enquadrem para uma efetiva participação de todos.