O uso da experimentação é uma atividade pedagógica importante, principalmente para o ensino de Química, considerada como uma ciência experimental. A experimentação é uma estratégia indispensável para o processo ensino aprendizagem dos diversos conteúdos de química. Neste sentido esta pesquisa tem o objetivo avaliar a importância do uso de experimentos no processo de ensino aprendizagem da disciplina química na educação básica com alunos de 9º ano de escolas públicas do Município de Campina Grande. Colaborando ainda para a formação acadêmica dos monitores participantes, alunos de licenciatura em química da universidade estadual da Paraíba. Esta pesquisa foi desenvolvida dentro de um programa municipal em parceria com a universidade, para além de colaborar para a formação acadêmica dos monitores participantes, contribuir com o processo de formação dos alunos do programa. Como metodologia, foram realizadas atividades experimentais com conteúdos já vistos em aulas expositivas pelos alunos, onde foram avaliados, com base nas participações e conhecimentos demonstrados nas práticas desenvolvidas no museu vivo da ciência e tecnologia Lynaldo Cavalcante, com alunos de cinco escolas distintas. Os resultados mostraram que com a aula experimental houve um aumento no nível de aprendizagem dos alunos. Apesar de nunca terem aula prática, os mesmos conseguiram associar teoria e prática. Pode-se concluir que a experimentação foi eficaz na aprendizagem dos alunos