O desenvolvimento tecnológico tem influenciado de modo significativo no desenvolvimento da sociedade e, desta forma, contribuído para avanços na área educacional. Nos dias atuais, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm sido incorporadas na educação e quando utilizadas de modo adequado têm dado uma importante contribuição para o processo ensino/aprendizagem, pois ultrapassa as fronteiras da sala de aula e do tempo. Diante deste tema, o presente trabalho teve como objetivo principal fazer uma revisão bibliográfica narrativa sobre a importância da aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas didático-pedagógicas. Para a pesquisa dos artigos foram feitas buscas nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, usando os orientadores: tecnologias da informação no processo de ensino/aprendizagem, mídia e educação, redes sociais e o processo de ensino, mídias e o processo de ensino/aprendizagem. Como critério de inclusão dos artigos para análise, foram escolhidos 22 trabalhos, com aplicações em diferentes disciplinas, que traziam contribuições fundamentais sobre o tema. De acordo com a literatura analisada, fica notório o quanto as Tecnologias da Informação e Comunicação são de fundamental importância para aplicabilidade no processo de ensino/aprendizagem, necessitando de capacitação dos professores para sua capacitação, tornando suas práticas pedagógicas mais dinâmicas e atrativas, entretanto, devendo ser conduzido de uma forma adequada, para que não seja apenas um “jogar computador conectado à internet”.