Este trabalho aborda as dificuldades e metodologias encontradas no ensino de Física, busca mostrar que ferramentas que possam ser inseridas não só no ensino médio, mas também no ensino fundamental. Após a execução de aulas e minicursos ministrados a partir dos projetos de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), percebemos que muitos alunos do ensino médio têm dificuldade com ensino de Física, por ser algo novo aos mesmos e também, pela metodologia demonstrada pelos docentes para os alunos, as aulas que ministrei foi para os alunos do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Caeté (E.E.E.F.M Rio Caeté) localizada na área urbana da cidade de Bragança Pará e os minicursos foram apresentados em cinco escolas na área urbana de Bragança-PA, no qual esses minicursos tiveram vários experimentos científicos e apresentados tanto para alunos do ensino médio como também do ensino fundamental, onde esses ambos foram muito interativos com os minicursos e entenderam os fenômenos físicos durante as demonstrações dos experimentos científicos. Logo, este artigo dar uma simples e gigante demonstração de que o ensino de Física pode ser sim discutido, apresentado e disciplinado no ensino fundamental. Porém este artigo abre um apêndice no qual o mesmo se refere aos métodos de ensino voltado ao local e ao dia-dia do aluno, partindo dessa convivência do discente, para que possamos construir, “transformar” e adquirir alunos que possam ser críticos desde o ensino fundamental. Portanto, o que venho mostrar aqui é uma metodologia para que o ensino de Física possa ser ministrado nas escolas e, principalmente focado aos ensino fundamental, já que a disciplina Física é ministrada pelos docentes apenas no ensino médio. Então com aulas de Física no ensino fundamental, a tendência é que os alunos ao chegarem no ensino médio já estarão mais familiarizado como a disciplina.