A LIBRAS é uma língua com características específicas que deve ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos, por isso sendo componente curricular obrigatório da formação de professores, incluindo os de Ciências. Desse modo, essa investigação procura analisar a importância da LIBRAS como suporte no processo de aprendizagem de conhecimentos científicos por alunos surdos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, sendo analisada por meio da coleta de dados através de questionários e entrevista, após a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto investigado. Na análise dos dados, dispusemos na discussão de toda a fundamentação teórica construída a partir das referências da área de educação especial. A partir das análises e discussões dos dados coletados em relação ao tema abordado foi evidenciado que é de grande importância o uso da LIBRAS como auxílio na construção da aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva e surdos na disciplina de ciências, fazendo com que o professor traga para as salas de aula novas práticas pedagógicas, necessárias e urgentes em virtude da estigmatização de que ainda sofrem os alunos com algum grau de deficiência auditiva e surdez, marcados pela história de luta contínua por seus direitos.