O professor tem a necessidade de buscar inúmeros recursos de modo a facilitar o processo de aprendizagem dos seus alunos. As aulas práticas/experimentais são vistas como um recurso que facilite o processo de aprendizagem auxilia os alunos no seu desenvolvimento intelectual e promove uma maior interação entre os conteúdos teóricos abordados em sala com a realidade. Tendo em vista os inúmeros ganhos que aulas laboratoriais proporcionam ao ensino, professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB – Campus Campina Grande, estão fazendo o uso desses recursos para mesclar assuntos teóricos com assuntos práticos da disciplina de Química. Os educadores estão utilizando como base para a realização dessas aulas práticas, um projeto de pesquisa, que realiza testes de amostras de combustíveis, são elas: massa especifica dos combustíveis (óleo diesel, etanol e gasolina tipo C); aspecto e cor dos combustíveis e caracterização do teor de etanol anidro na gasolina tipo C. Ao longo dessas aulas, perceberam-se incontáveis ganhos ao processo de ensino com os alunos que participaram dessas atividades, diminuindo consideravelmente a quantidade de alunos com problemas de notas, além de aumentar o interesse dos alunos pela disciplina e pela pesquisa cientifica. É evidente que boa parte das instituições brasileiras não possui recursos para tais atividades, contudo, o governo deve se empenhar para melhoras as condições de trabalho dos professores, de modo a proporcionar um melhor ensino aos alunos, aliando conhecimentos teóricos e atividades práticas para desenvolver no aluno, além do conhecimento formal, o conhecimento empírico baseado na observação do universo.