Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ASTRONOMIA, ENSINO DE CIÊNCIA, TEATRO Pôster (PO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18116
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 1526
    "titulo" => "O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Sabemos o difícil que é o ensino de ciências e em especial da Física na atualidade, por isso as propostas de novas metodologias e paradigmas, tais como o ensino em espaços não formais, dentre outras, que tentam diminuir ou resolver tais problemas, crescem a cada dia. Nesse sentido apresentamos o relato de um estudo de caso sobre a utilização do Teatro como instrumento pedagógico para o ensino de Física. A peça intitulada “Férias Astrais”, foi montada e apresentada na Escola Municipal Dinarte Mariz, em Mossoró/RN, com a duração de três meses, com a participação de 15 alunos do 6o e 7o anos do Ensino Fundamental II. Também, foram realizadas várias oficinas com os alunos para motivá-los a ter interesse pela Física. Através da encenação teatral foram apresentados aos alunos os conceitos de Astronomia ao discutir a contribuição dos pensadores ao longo da historia da ciência tais como Claudio Ptolomeu, Nicolau Copérnico, Galileo Galilei e Isaac Newton, dentre outros. Isto levou a entender como as civilizações observavam o céu, os planetas e as constelações até chegar à teoria atual do surgimento do universo, a teoria do Big-Bang. Foi constatado que no momento em que foi apresentada a peça aos alunos, houve uma rejeição no inicio. Porém, aos poucos, conseguimos mudar a relação que os alunos tinham a respeito do teatro e da ciência. As implicações das teorias da aprendizagem defendidas por Jean Piaget, Vygotsky, David Ausubel e Joseph D. Novak aplicadas ao ensino de Física através do teatro são discutidas. Desta forma, a observação feita ao longo do processo da montagem e apresentação da peça deixou a turma mais participativa, curiosa e motivada para conhecer as teorias físicas. Por tudo isso, podemos afirmar que o uso do Teatro como instrumento pedagógico para o ensino de Física mostrou-se viável e promissor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, ENSINO DE CIÊNCIA, TEATRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID1526_02052016102651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA TERCIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TÉRCIA SILVAS"
    "autor_email" => "tercia_francisca@hotmail."
    "autor_ies" => "UNP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18116
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 1526
    "titulo" => "O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Sabemos o difícil que é o ensino de ciências e em especial da Física na atualidade, por isso as propostas de novas metodologias e paradigmas, tais como o ensino em espaços não formais, dentre outras, que tentam diminuir ou resolver tais problemas, crescem a cada dia. Nesse sentido apresentamos o relato de um estudo de caso sobre a utilização do Teatro como instrumento pedagógico para o ensino de Física. A peça intitulada “Férias Astrais”, foi montada e apresentada na Escola Municipal Dinarte Mariz, em Mossoró/RN, com a duração de três meses, com a participação de 15 alunos do 6o e 7o anos do Ensino Fundamental II. Também, foram realizadas várias oficinas com os alunos para motivá-los a ter interesse pela Física. Através da encenação teatral foram apresentados aos alunos os conceitos de Astronomia ao discutir a contribuição dos pensadores ao longo da historia da ciência tais como Claudio Ptolomeu, Nicolau Copérnico, Galileo Galilei e Isaac Newton, dentre outros. Isto levou a entender como as civilizações observavam o céu, os planetas e as constelações até chegar à teoria atual do surgimento do universo, a teoria do Big-Bang. Foi constatado que no momento em que foi apresentada a peça aos alunos, houve uma rejeição no inicio. Porém, aos poucos, conseguimos mudar a relação que os alunos tinham a respeito do teatro e da ciência. As implicações das teorias da aprendizagem defendidas por Jean Piaget, Vygotsky, David Ausubel e Joseph D. Novak aplicadas ao ensino de Física através do teatro são discutidas. Desta forma, a observação feita ao longo do processo da montagem e apresentação da peça deixou a turma mais participativa, curiosa e motivada para conhecer as teorias físicas. Por tudo isso, podemos afirmar que o uso do Teatro como instrumento pedagógico para o ensino de Física mostrou-se viável e promissor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, ENSINO DE CIÊNCIA, TEATRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID1526_02052016102651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA TERCIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TÉRCIA SILVAS"
    "autor_email" => "tercia_francisca@hotmail."
    "autor_ies" => "UNP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Sabemos o difícil que é o ensino de ciências e em especial da Física na atualidade, por isso as propostas de novas metodologias e paradigmas, tais como o ensino em espaços não formais, dentre outras, que tentam diminuir ou resolver tais problemas, crescem a cada dia. Nesse sentido apresentamos o relato de um estudo de caso sobre a utilização do Teatro como instrumento pedagógico para o ensino de Física. A peça intitulada “Férias Astrais”, foi montada e apresentada na Escola Municipal Dinarte Mariz, em Mossoró/RN, com a duração de três meses, com a participação de 15 alunos do 6o e 7o anos do Ensino Fundamental II. Também, foram realizadas várias oficinas com os alunos para motivá-los a ter interesse pela Física. Através da encenação teatral foram apresentados aos alunos os conceitos de Astronomia ao discutir a contribuição dos pensadores ao longo da historia da ciência tais como Claudio Ptolomeu, Nicolau Copérnico, Galileo Galilei e Isaac Newton, dentre outros. Isto levou a entender como as civilizações observavam o céu, os planetas e as constelações até chegar à teoria atual do surgimento do universo, a teoria do Big-Bang. Foi constatado que no momento em que foi apresentada a peça aos alunos, houve uma rejeição no inicio. Porém, aos poucos, conseguimos mudar a relação que os alunos tinham a respeito do teatro e da ciência. As implicações das teorias da aprendizagem defendidas por Jean Piaget, Vygotsky, David Ausubel e Joseph D. Novak aplicadas ao ensino de Física através do teatro são discutidas. Desta forma, a observação feita ao longo do processo da montagem e apresentação da peça deixou a turma mais participativa, curiosa e motivada para conhecer as teorias físicas. Por tudo isso, podemos afirmar que o uso do Teatro como instrumento pedagógico para o ensino de Física mostrou-se viável e promissor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.