Sabemos o difícil que é o ensino de ciências e em especial da Física na atualidade, por isso as propostas de novas metodologias e paradigmas, tais como o ensino em espaços não formais, dentre outras, que tentam diminuir ou resolver tais problemas, crescem a cada dia. Nesse sentido apresentamos o relato de um estudo de caso sobre a utilização do Teatro como instrumento pedagógico para o ensino de Física. A peça intitulada “Férias Astrais”, foi montada e apresentada na Escola Municipal Dinarte Mariz, em Mossoró/RN, com a duração de três meses, com a participação de 15 alunos do 6o e 7o anos do Ensino Fundamental II. Também, foram realizadas várias oficinas com os alunos para motivá-los a ter interesse pela Física. Através da encenação teatral foram apresentados aos alunos os conceitos de Astronomia ao discutir a contribuição dos pensadores ao longo da historia da ciência tais como Claudio Ptolomeu, Nicolau Copérnico, Galileo Galilei e Isaac Newton, dentre outros. Isto levou a entender como as civilizações observavam o céu, os planetas e as constelações até chegar à teoria atual do surgimento do universo, a teoria do Big-Bang. Foi constatado que no momento em que foi apresentada a peça aos alunos, houve uma rejeição no inicio. Porém, aos poucos, conseguimos mudar a relação que os alunos tinham a respeito do teatro e da ciência. As implicações das teorias da aprendizagem defendidas por Jean Piaget, Vygotsky, David Ausubel e Joseph D. Novak aplicadas ao ensino de Física através do teatro são discutidas. Desta forma, a observação feita ao longo do processo da montagem e apresentação da peça deixou a turma mais participativa, curiosa e motivada para conhecer as teorias físicas. Por tudo isso, podemos afirmar que o uso do Teatro como instrumento pedagógico para o ensino de Física mostrou-se viável e promissor.