O presente trabalho traz como objetivo promover uma análise sobre as contribuições geradas pelo estágio supervisionado, a partir dos diários de campo, para a formação do futuro professor de Biologia. Sabe-se que durante o estágio, o licenciando vive diversos momentos, dentre eles os momentos iniciais de observação da escola, o primeiro contato com o professor supervisor da escola, o planejamento didático das aulas, o momento de regência e todos os desafios intrínsecos a essa ação. Nesse sentido, esta pesquisa se baseia em um relato de experiência do estágio supervisionado III (regência) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Este foi desenvolvido, em uma escola estadual, localizada na cidade de Maceió-AL. Autores como Sposito (2011), Krasilchik (2011), Pimenta & Lima (2012), Dias et al (2013), Silva (2014) e Silva et al (2013) entre outros, evidenciam as implicações do estágio supervisionado e seus instrumentos de reflexão,como o diário de campo, para a formação do professor de Biologia, no entanto, muitos licenciandos encaram o estágio supervisionado e a produção dos diários de campo, como atividades meramente burocráticas a serem cumpridas tendo em vista apenas o término da graduação. Por sua vez, os dados apresentados neste trabalho corroboram para a reafirmação do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFAL, como campo de construção de conhecimento, possibilitando várias contribuições na formação dos licenciandos, futuros professores de Biologia.
Palavras-Chave: estagio supervisionado, diário de campo, professores de Biologia.