UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE FÍSICA DO PARFOR
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18242 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 252 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE FÍSICA DO PARFOR" "resumo" => """ Desde a década de 60 e 1970, segundo (Layton,1973) o interesse contemporâneo no trabalho prático começou com a revolução do currículo de ciências. Apesar disso, a maior parte das escolas da educação básica no Brasil não possui laboratórios e os professores parecem ainda não estarem preparados para trabalhar com atividades experimentais. Diante deste contexto, e na forma de ensinar e aprender, apresentamos um relato de experiência de um minicurso em que abordamos os conceitos de trabalho e conservação da energia mecânica com uso do laboratório alternativo em cursos de formação de Licenciatura em Física do PARFOR. Então surgiu a seguinte questão: Quais as contribuições dos componentes curriculares referentes aos laboratórios alternativos em um curso de formação de professores do PARFOR? Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a Física, devido à falta de profissionais. Quanto à abordagem metodológica optamos pela pesquisa participante. Dessa forma podemos afirmar diante deste relato de experiência que quando os alunos praticam atividades experimentais, adquirem mais habilidades para compreender os fenômenos naturais; e, os alunos ao aprenderem a manipular seus próprios experimentos, eles passam a achar as aulas de Física motivadoras.\r\n \r\n Palavras-Chave: Laboratório de baixo custo, PARFOR, Curso de Licenciatura em Física. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE BAIXO CUSTO, PARFOR, CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID252_04042016191000.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO PESSOA ALENCAR" "autor_nome_curto" => "FABIO ALENCAR" "autor_email" => "fabio.alencar@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18242 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 252 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE FÍSICA DO PARFOR" "resumo" => """ Desde a década de 60 e 1970, segundo (Layton,1973) o interesse contemporâneo no trabalho prático começou com a revolução do currículo de ciências. Apesar disso, a maior parte das escolas da educação básica no Brasil não possui laboratórios e os professores parecem ainda não estarem preparados para trabalhar com atividades experimentais. Diante deste contexto, e na forma de ensinar e aprender, apresentamos um relato de experiência de um minicurso em que abordamos os conceitos de trabalho e conservação da energia mecânica com uso do laboratório alternativo em cursos de formação de Licenciatura em Física do PARFOR. Então surgiu a seguinte questão: Quais as contribuições dos componentes curriculares referentes aos laboratórios alternativos em um curso de formação de professores do PARFOR? Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a Física, devido à falta de profissionais. Quanto à abordagem metodológica optamos pela pesquisa participante. Dessa forma podemos afirmar diante deste relato de experiência que quando os alunos praticam atividades experimentais, adquirem mais habilidades para compreender os fenômenos naturais; e, os alunos ao aprenderem a manipular seus próprios experimentos, eles passam a achar as aulas de Física motivadoras.\r\n \r\n Palavras-Chave: Laboratório de baixo custo, PARFOR, Curso de Licenciatura em Física. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE BAIXO CUSTO, PARFOR, CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID252_04042016191000.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO PESSOA ALENCAR" "autor_nome_curto" => "FABIO ALENCAR" "autor_email" => "fabio.alencar@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }