O processo ensino-aprendizagem em Matemática necessita ser aprimorado a cada dia, isto pode ser percebido no dia a dia da sala de aula. Neste artigo busca-se socializar uma experiência exitosa que motivou, estimulou e atraiu a atenção dos estudantes para um novo olhar matemático. A partir da exibição do filme e como se deu toda a trama, envolvendo a matemática não dissociada dos acontecimentos em seu entorno foi possível demonstrar o quanto esta ciência esta enraizada em nosso cotidiano e que é possível se fazer matemática na atualidade com mais dinamismo e compreensão. Após a apresentação e discussão do filme os alunos(as) mostraram-se motivados a expor seus conhecimentos a comunidade escolar e aos poucos as ideias foram tomando forma e culminaram com uma linda mostra pedagógica intitulada “Vivências 2015”. Foi um projeto que partiu deles e foi planejado e desenvolvido sob a orientação docente. Interessante como envolveu toda a escola e repercutiu na comunidade local. Hoje pode-se perceber o quanto esta experiência influenciou a conduta dos estudantes e o quanto eles vem reproduzindo esta aprendizagem em situações posteriores. Espera-se que este trabalho influencie um número maior de escritos sobre a utilização da história da matemática em sala de aula, bem como nos cursos de licenciatura, visto ser os futuros e atuais profissionais a despertarem esse estudo com seus alunos. Desta forma estaremos propiciando aos educandos uma visão da matemática num contexto mais significativo, feito pelo e para a humanidade, buscando sanar seus questionamentos e interpretação do que ocorre no mundo, permitindo a apropriação do saber matemático e influenciando na aquisição de mais e melhores aprendizados.