A ausência de aulas que buscam o desenvolvimento cognitivo dos discentes em relação às práticas que se trabalhem com a História da Ciência, especificadamente no ensino de Química, está cada vez mais nítida no âmbito educacional, mesmo que nos documentos referenciais curriculares já estejam prescritos pontuando a importância da inserção da História da Química no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos. Neste contexto, este trabalho objetivou diagnosticar frente aos graduandos do curso de Licenciatura em Química no que se refere à importância do estudo da História da Ciência na Educação Básica e na formação inicial dos sujeitos, bem como a relação desta temática com a experimentação. A metodologia trata–se de uma análise quali – quantitativo. Os instrumentos de coleta de dados forram questionários, o publico alvo da pesquisa foi 19 alunos do quarto período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os dados coletados foram sistematizados em gráficos e discutidos e analisados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que há necessidade urgente da inserção desta temática nos processos de Ensino e aprendizagens da Educação Básica e Superior.