Tem-se por objetivo apresentar e discutir dados coletados pela equipe PIBID- Programa de Iniciação à Docência do curso de Física/EAD da Universidade Federal do em escolas parceiras dos municípios de Palmas e Gurupi (TO). Especificamente, discute-se sobre a visão e/ou opinião dos estudantes de todas as séries do Ensino médio acerca das aulas de Física. O levantamento dessas informações é fundamental para um diagnóstico realista sobre o ensino de Física nas escolas parceiras e, a partir destas informações, iniciar mediações do processo de ensino e aprendizagem que possam ter resultados positivos para o Ensino de Física. Observou-se após aplicação de questionário com 1010 participantes, que muitos estudantes ainda justificam a problematização do ensino e a aprendizagem do ensino da Física na figura do professor, a aulas pouco atrativas e carga horária insuficiente. Parece-nos uma visão ingênua, porque sabemos todos que existem outros fatores que influenciam o fracasso no ensino de Física, dentre os quais destacamos: ausência do hábito de estudo e deficiência em Matemática e que é determinante no entendimento e no sucesso nas aulas de Física. Por se tratar de uma disciplina que exige rigor matemático e entendimento de conceitos complexos, já produz uma repulsa na maioria dos estudantes. Soma-se a isto o pouco tempo reservado para as aulas de Física e temos um quadro preocupante. Acreditamos que uma solução para tornar a Física interessante para os estudantes passe pela compreensão destes fatores envolvidos no processo dinâmico do ensino aliado a aulas mais interessantes e melhor qualificação do Professor.